cruzadaFato do
20 de outubro

O dia vinte de outubro de 1097 marca a chegada das tropas da Primeira Cruzada à cidade de Antióquia na Síria. Os cristãos começaram assim na prática os preparativos para tirar a cidade de Jerusalém do domínio dos muçulmanos. Esse objetivo só foi alcançado entre de sete de junho a 15 de julho de 1099. Nesse período, os defensores islâmicos foram cruelmente massacrados. Restabeleceu-se assim o Reino de Jerusalém com um estado secular sob o governo do militar franco Godofredo de Bulhão, que evitou o título de “rei”. Um contra-ataque muçulmano foi repelido naquele ano na Batalha de Ascalão, o que encerrou oficialmente a Primeira Cruzada. O Reino de Jerusalém durou até 1291.

zamaFato do
19 de outubro

No dia dezenove de outubro de 202 antes da Era Cristã, a República Romana finalmente pôs fim a uma guerra de vinte anos com a República Cartaginesa na Batalha de Zama. De acordo com os números, o comandante romano Cipião, O Africano tinha mais de trinta e cinco mil soldados à sua disposição. O general cartaginês Aníbal Barca contava com mais de quarenta mil soldados e oitenta elefantes de guerra. No saldo da batalha vinte mil cartagineses e 2.500 romanos morreram. Após o conflito, Roma e Cartago assinaram um acordo de paz. A cidade de Cartago, território onde hoje está a Tunísia no norte da África, foi a principal rival de Roma na antiguidade.

floraFato do
18 de outubro

No dia dezoito de 1847, o astrônomo britânico John Russell anunciou a descoberta do Asteroide Flora. É um dos grandes astros do Cinturão Principal. Tem 147,5 quilômetros de diâmetro e um período de rotação de 12,87 horas. O período orbital em torno do Sol é de 1.193 dias. O Flora tem a superfície muito brilhante. A composição orgânica dele aponta para uma mistura de rocha de silicatos com níquel e ferro. De acordo com os estudos científicos, o asteroide teria colidido com a Terra há milhões de anos. Pode ter sido inclusive o responsável pela extinção dos dinossauros. O nome Flora é uma homenagem à deusa romana das flores e dos jardins, a mãe da primavera.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados