Fato do
4 de agosto
O quatro de agosto de 1693 (332 anos) é o dia tradicionalmente aceito para indicar a invenção do champanhe pelo Dom Perignon. Trata-se um vinho branco espumante, produzido na Região de Champagne no nordeste da França, através da fermentação da uva (uma espécie ou várias). O Dom Perignon era um monge beneditino. Não era nem viticultor nem alquimista. Foi numa peregrinação à Abadia de Santo Hilário que ele descobriu o método de vinificação dos vinhos efervescentes. De volta ao seu mosteiro, ele levou o método e começou a trabalhar no champanhe. A bebida ficou com o tempo muito famosa. É geralmente consumida em ocasiões especiais. No Brasil, a maior produção de champanhe sai de vinícolas da serra gaúcha.
Fato do
2 de agosto
Aconteceu no dia dois de agosto do ano 338 antes da Era Cristã (2.363 anos) a Batalha de Queroneia. O conflito opôs o Filipe II, rei da Macedônia, ao exército formado pela coligação das cidades gregas Atenas e Tebas. A vitória do rei macedônico representou o fim da democracia ateniense e por consequência das outras cidades gregas. Também representou uma certa concepção de liberdade e uma revolução na arte da guerra. Os registros históricos indicam que os macedônicos tinham menos combatentes (cerca de trinta mil soldados contra quarenta mil dos gregos). Mas eram mais experientes e treinados. O domínio da Macedônia sobre a Grécia durou pouco. Após a morte do Alexandre, o Grande, o império macedônio se fragmentou.
Fato do
1 de agosto
O cientista britânico Joseph Priestley anunciou oficialmente a descoberta do oxigênio no dia 1.º de agosto de 1774 (251 anos). Corroborou assim o anúncio prévio feito anteriormente pelo cientista alemão Carl Wilhelm Scheele. O oxigênio é um gás incolor e inodoro, com fórmula molecular O2, em que dois átomos se ligam numa configuração eletrônica em estado tripleto. É essencial para a vida, pois apresenta-se como base da respiração celular e da produção de energia em organismos aeróbicos. Além disso, desempenha um papel importante em processos industriais e é fundamental para a formação da camada de ozônio, camada que protege o planeta da radiação ultravioleta. Compõe-se com outros elementos. Com o nitrogênio, por exemplo, forma a água (H2O).