Fato do
28 de junho
Foi assinado no dia 28 de junho de 1919 o Tratado de Versalhes. O acordo terminou oficialmente com a Primeira Guerra Mundial. Assinaram o documento os representantes das forças aliadas — Reino Unido, França, Itália e Estados Unidos — e da Alemanha, o país derrotado no conflito. O principal ponto do tratado determinou a aceitação por parte da Alemanha de todas as responsabilidades por ter causado a guerra. Assim, os alemães tiveram de fazer reparações a um certo número de nações. Também perderam territórios para nações fronteiriças. Por sugestão dos Estados Unidos, o tratado também criou a Liga das Nações, o embrião do que viria a ser no futuro a Organização das Nações Unidas.
Fato do
26 de junho
Entrou em vigor no dia 26 de junho de 1843 o Tratado de Nanquim, documento assinado pela China e a Grã-Bretanha em agosto de 1842. As cláusulas foram analisadas por outras potências ocidentais, entre elas a Estados Unidos e a França. O acordo estabeleceu diversas indenizações chinesas por causa dos problemas decorrentes da chamada Guerra do Ópio. Também estabeleceu a abertura de cinco cidades chinesas — Cantão, Fuzhou, Xiamen, Ningbo e Xangai — para empresas britânicas. Mas a cláusula mais importante concedeu a possessão da cidade de Hong Kong, que passou para a administração direta dos ingleses. Essa possessão foi até 1997, período em que Hong Kong se tornou uma das cidades mais desenvolvidas do mundo.
Fato do
25 de junho
Aconteceu no dia 25 de junho de 1876 a Batalha Little Bighorn nos Estados Unidos. Foi o capítulo mais importante das guerras entre o exército regular americano e as tribos indígenas. Os índios — Cheyennes e Siouxs, principalmente — obtiveram uma vitória esmagadora. A sétima cavalaria do exército contava com setecentos homens, enquanto os índios eram cerca de novecentos guerreiros. Do lado do exército estava o comandante (general) George Custer, um homem conhecido pelo ódio que devotava aos povos indígenas. Os comandantes indígenas eram os famosos Touro Sentado e Cavalo Louco. A batalha deixou quase trezentos mortos, inclusive o General Custer. O conflito foi diversas vezes contado no cinema.