Imprimir
Categoria: Fatos Históricos
Acessos: 13770

valverdeFato do
15 de outubro
Aconteceu no dia quinze de outubro de 1.385 (640 anos) a Batalha de Valverde na Espanha. O conflito envolveu os exércitos português e castelhano (espanhol) no âmago da sucessão portuguesa. Morto o rei Fernando I sem deixar herdeiros homens, o trono foi reivindicado pela Dona Beatriz, rainha consorte de Castela, a única filha do rei português. Embora a sucessão feminina fosse possível, os portugueses não a aceitaram como rainha por causa das ligações dela com os espanhóis. A vitória portuguesa na Batalha de Valverde serviu para consolidar ainda mais a independência de Portugal e reforçar a posição do Dom João I como rei. Castela desistiu de vez dos propósitos de anexar o território português.

lusoFato do
14 de outubro
Começou no dia 14 de outubro de 1735 (290 anos) a Guerra Luso-Espanhola pelo controle da região do Rio da Prata na América do Sul (atual território do Uruguai). Naqueles tempos, o território era pouco povoado, mas apresentava grandes perspectivas de riquezas, principalmente riquezas minerais (ouro, ferro e pedras semipreciosas). A Espanha reivindicou a área com base nos acordos do Tratado de Tordesilhas. Mas Portugal alegava que na época do tratado já tinha fundado no território a cidade de Sacramento. Não se chegou a bom termo e o resultado foi a guerra. O conflito só terminou em 1737, com o reconhecimento da soberania de Portugal. O Uruguai passou depois a integrar o Império Brasileiro.

alepoFato do
11 de outubro
Aconteceu no dia onze de outubro de 1138 (887 anos) o Terremoto de Alepo, cidade da Síria. É considerado um dos terremotos mais mortais da história. Estima-se que tenham morrido 230 mil pessoas e deixado outros tantos desabrigados. Estimativas de estudiosos contemporâneos revelam que esse terremoto chegou à magnitude de 8,5 graus na Escala Richter. Naquela época, Alepo era uma das mais importantes cidades da região, atrás apenas de Constantinopla na Turquia e do Cairo no Egito. Com a tragédia de 1138, a cidade sofreu um grande abalo econômico, principalmente por causa da sequência de novos terremotos ocorrentes entre junho de 1139 até maio de 1159, o que dificultou o trabalho de recuperação.