Eclipse

28/05/585 a.C. — O dia 28 de maio do ano 585 antes da Era Cristã (há 2.611 anos) é a data cientificamente aceita (datação por carbono) para marcar a ocorrência do primeiro eclipse solar da história. O evento foi previsto pelo matemático grego Tales de Mileto. Eclipse é um fenômeno astronômico que ocorre quando um corpo celeste (como um planeta ou uma lua) se alinha e bloqueia a luz de outro, projetando uma sombra no espaço. O eclipse em referência tornou-se importante para a história, pois marcou também a data da fundação da filosofia ocidental. Além disso, o evento astronômico teria acontecido na última batalha entre os medos e os lídios. Depois disso, os dois povos estabeleceram um tratado de paz.

TALES DE MILETO nasceu em dia e mês incertos do ano 624 a.C. e morreu em dia e mês incertos do ano 548 a.C. em Mileto, cidade antiga situada no hoje território da Turquia. Foi um filósofo pré-socrático, astrônomo, matemático, engenheiro e comerciante da Grécia Antiga. Na filosofia, fundou a Escola Jônica. É considerado o primeiro filósofo ocidental. É também apontado como um dos sete sábios da Antiguidade, os primeiros estudiosos da natureza a formularem uma explicação racional sobre o mundo/universo sem recorrer ao sobrenatural. O Tales, com base em estudos de experimentação (empirismo), constatou pela primeira vez que todos os elementos que constituíam a natureza eram compostos, em menor ou maior proporção, de água.

Volks

28/05/1937 — Foi fundada no dia 28 de maio de 1937 (há 89 anos) a empresa automobilística Volkswagen. O ato aconteceu na cidade de Wolfsburg no Estado da Baixa Saxônia na Alemanha. Com o tempo, a VW se tornou a maior empresa do ramo no mundo. Lançou modelos que viraram ícones históricos como o Fusca, a Kombi, o Karmann-Ghia, a Variant, o Passat, o Gol e a Brasília. A VW chegou ao Brasil em 1959 com a construção da fábrica de São Bernardo do Campo em São Paulo. Mundialmente, a companhia tem mais de 700 mil empregados. Em 2025, o faturamento global atingiu a marca dos 322 bilhões de euros. No Brasil, o grupo detém o primeiro lugar em vendas de veículos novos: 17,5% do mercado. O carro mais vendido por aqui é o Polo.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados