Imprimir
Categoria: Fatos Históricos
Acessos: 10983

arcoFato do
29 de julho
Aconteceu no dia 29 de julho de 1836 (189 anos) na cidade de Paris na França a inauguração do Arco do Trinfo. A construção tinha começado em 1806. Trata-se de uma estrutura monumental no formato de um arco. Consiste em dois poderosos pilares sustentando um arco, coroado por um entablamento plano ou um ático no qual estátuas ou inscrições monumentais podem estar instaladas. A estrutura principal é geralmente decorada com esculturas, relevos e dedicatórias. A construção se deu em comemoração às vitórias militares do Napoleão Bonaparte nos moldes dos arcos triunfais romanos. Tranformou-se com o tempo num dos principais atrativos turísticos de Paris. Recebe cerca de dois milhões de visitantes por ano.

PeruFato do
28 de julho
No dia 28 de julho de 1821, o general argentino José de San Martin declarou a independência do Peru em relação à Espanha. A independência peruana foi capítulo importante das guerras de independência hispano-americanas. Foi um processo que corresponde a todo um período de fenômenos sociais, revoltas e conflitos militares que levaram à independência política e ao surgimento da República Peruana como um estado independente da monarquia espanhola. O primeiro presidente peruano, o general San Martin, governou até 1922. O Peru limita-se ao norte com o Equador e a Colômbia, ao leste com o Brasil e a Bolívia e ao sul com o Chile. Ocupa uma área de 1 285 220 quilômetros quadrados. Tem 34 milhões de habitantes.

TamandaréFato do
26 de julho
No dia 26 de julho de 1942, o navio mercante brasileiro Tamandaré foi bombardeado por submarinos do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Afundado quando fazia o percurso no largo de Trinidad e Tobago nos limites do Mar do Caribe e o Oceano Atlântico, registrou a morte dos 52 tripulantes a bordo. Foi o quinto navio brasileiro dessa classe a ser atacado em 1942. Esse fato levou o Brasil a entrar oficialmente na Segunda Guerra Mundial. Em seguida, o governo formou a Força Expedicionária Brasileira, cujos batalhões enfrentaram os adversários em diversas batalhas em solo italiano. A principal batalha vencida pela FEB na Itália foi a tomada de Monte Castello, conflito ocorrido no dia 21 de fevereiro de 1945.