Fato do
6 de agosto
Aconteceu no dia seis de agosto de 1824 (201 anos) a Batalha de Junín. O conflito opôs o exército do Peru, força comandada pelo general venezuelano Simon Bolívar, ao exército colonial espanhol, força liderada pelo general José de Canterac. No fim, venceram os combatentes bolivarianos. A batalha, apesar de não ter sido decisiva em termos de baixas, transformou-se num ponto de virada na Guerra da Independência do Peru. A vitória dos patriotas peruanos deu o ímpeto necessário para continuar a luta. Pouco tempo depois, o tenente de Antonio José de Sucre, derrotou o exército espanhol na Batalha de Ayacucho, que encerrou o domínio ibérico na América do Sul. A independência do Peru é comemorada no dia 28 de julho.
Fato do
5 de agosto
Aconteceu no dia cinco de agosto do ano 135 (1.890 anos) a Revolta do Barcoquebas. Foi uma rebelião armada em larga escala iniciada pelos judeus da Judeia, liderados pelo Simão Barcoquebas, contra o Império Romano. A revolta inseriu-se no contexto das guerras judaico-romanas. Como na primeira e na segunda revoltas, a do Barcoquebas resultou numa derrota judaica total. O líder foi morto por tropas romanas na cidade de Betar e os rebeldes judeus que permaneceram após a morte dele foram todos mortos ou escravizados no ano seguinte. Depois dessa revolta, a região foi rebatizada de Palestina e Jerusalém se tornou Élia Capitolina. Houve uma significativa perda de população judaica devido a massacres e emigração.
Fato do
4 de agosto
O quatro de agosto de 1693 (332 anos) é o dia tradicionalmente aceito para indicar a invenção do champanhe pelo Dom Perignon. Trata-se um vinho branco espumante, produzido na Região de Champagne no nordeste da França, através da fermentação da uva (uma espécie ou várias). O Dom Perignon era um monge beneditino. Não era nem viticultor nem alquimista. Foi numa peregrinação à Abadia de Santo Hilário que ele descobriu o método de vinificação dos vinhos efervescentes. De volta ao seu mosteiro, ele levou o método e começou a trabalhar no champanhe. A bebida ficou com o tempo muito famosa. É geralmente consumida em ocasiões especiais. No Brasil, a maior produção de champanhe sai de vinícolas da serra gaúcha.