dominicaFato do
3 de novembro

No dia três de novembro de 1493, o navegador e explorador italiano Cristóvão Colombo, a serviço dos reis de Castela, avistou uma grande ilha no Mar do Caribe na América Central. Deu a ela o nome de Dominica. A ilha ocupa uma área geográfica de 750 quilômetros quadrados. Faz fronteira com as ilhas de Guadalupe e MartinicaDominica esteve sob o domínio primeiramente da Espanha e depois do Reino Unido. Proclamou a independência no dia três de novembro de 1978 e se tornou uma república parlamentarista. Tem cerca de 90 mil habitantes. A ilha depende exclusivamente do turismo. Aproveita a natureza exuberante manifestada por uma floresta tropical e praias paradisíacas.

diretorioFato do
2 de novembro

Foi criado oficialmente no dia dois de novembro de 1795 o Diretório Francês no âmbito da Primeira República, após a Revoução de 1789. O órgão executivo, formado por cinco membros, recebeu a liderança do Paul Barras, advogado pertencente à antiga nobreza, um político com habilidades excepcionais. Com ele estiveram o militar Étienne-François Le Tourneur, o advogado Jean-François Reubell, o matemático Lazare Carnot e o advogado Louis-Marie Lépeaux. O diretório foi derrubado pelo Napoleão Bonaparte em 1799. Nesse tempo houve mudanças na composição, mas a chefia ficou sempre nas mãos do Paul Barras. O regime caiu devido aos inúmeros levantes e insurreições no país.

baiaFato do
1 de novembro

BAÍA DE TODOS OS SANTOS foi descoberta no dia 1.º de novembro pelo navegador e cartógrafo Américo Vespúcio a serviço da coroa portuguesa. Recebeu esse nome por causa da tradição portuguesa de nomear os acidentes geográficos descobertos com nomes de santos. Assim... A baía é uma reentrância da costa litorânea localizada no estado da Bahia. Estende-se por 1.233 quilômetros quadrados, com profundidade média de 9,8 metros. É a terceira maior baía do Brasil, após a Baía de São Marcos (2.568 km2) e a Baía de São José (1.309 km2), ambas no litoral do Maranhão. Da Baía de Todos os Santos derivou o nome do estado, com acréscimo do “h” no meio do vocábulo (Bahia) para diferenciar.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados