tiradentes in1Tiradentes

JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER — o Tiradentes — nasceu no dia 12 de novembro de 1746 na Fazenda Pombal, Minas Gerais. Morreu no dia 21 de abril de 1792 no Rio de JaneiroFoi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil colonial, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. É reconhecido como mártir da Inconfiência Mineira, patrono cívico da Independência do Brasil, patrono também das Polícias Militares dos Estados e herói nacional.


O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A cidade mineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes foi renomeada em sua homenagem. Nascido em uma fazenda no Distrito de Pombal, próximo ao arraial de Santa Rita do Rio Abaixo, à época território disputado entre as vilas de São João Del Rei e São José do Rio das Mortes em Minas Gerais. Era filho de Domingos da Silva Xavier, proprietário rural e de Maria Paula da Encarnação. Em 1767, após o falecimento de sua mãe, seguiu junto a seu pai e irmãos para a sede da Vila de Santo Antônio.


Dois anos depois, já com onze anos, morreu seu pai. Com a morte prematura dos pais, logo sua família perdeu as propriedades por dívidas. Não fez estudos regulares e ficou sob a tutela de um primo. Trabalhou como mascate e minerador, tornou-se sócio de uma botica de assistência à pobreza na Ponte do Rosário, em Vila Rica, e se dedicou também às práticas farmacêuticas e ao exercício da profissão de dentista, o que lhe valeu o apelido (alcunha) de tiradentesCom os conhecimentos que adquirira no trabalho de mineração, tornou-se técnico em reconhecimento de terrenos e na exploração dos seus recursos. Começou a trabalhar para o governo no reconhecimento e levantamento do sertão sudestino. Em 1780, alistou-se na tropa da Capitania de Minas Gerais.


Em 1781, foi nomeado comandante do destacamento dos dragões na patrulha do Caminho NovoEsse caminho era uma ferrovia que servia como rota de escoamento da produção mineradora da capitania mineira ao porto do Rio de JaneiroFoi a partir desse período que começou a se aproximar de grupos que criticavam a exploração do Brasil pela metrópole, o que ficava evidente quando se confrontava o volume de riquezas tomadas pelos corruptos e a pobreza em que o povo permanecia. Insatisfeito por não conseguir promoção na carreira militar, tendo alcançando apenas o posto de alferes, patente inicial do oficialato à época, e por ter perdido a função de marechal da patrulha do Caminho Novo, pediu licença da cavalaria em 1787. Morou por volta de um ano na cidade carioca.


Nesse período idealizou projetos de vulto, como a canalização dos rios Andaraí e Maracanã para a melhoria do abastecimento de água.Porém, não obteve aprovação para a execução das obras. Esse desprezo fez com que aumentasse seu desejo de liberdade para a colônia. De volta às Minas Gerais, começou a pregar, em Vila Rica e arredores, a favor da independência daquela província. Fez parte de um movimento aliado a integrantes do clero e da elite mineira, como Cláudio Manuel da Costa, antigo secretário de governo, Tomás Antônio Gonzaga, ex-ouvidor da comarca, e Inácio José de Alvarenga Peixoto, minerador. O movimento ganhou reforço ideológico com a independência das colônias norte-americanas. Foi o único que reconheceu publicamente sua participação na Inconfiência Mineira e também o único que morreu por isso.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados