heracles in1Rei da Èlida, no Peloponeso. É tido como um dos filhos de Hélios (Sol para os romanos). Participou da expedição dos Argonautas. Seu nome está ligado ao ciclo dos Trabalhos de Héracles (figura), Possuía um imenso rebanho de bois, mas seus estábulos há muito não eram limpos; imundices acumularam-se e o odor era insuportável.

Sabendo dessa situação, o rei Euristeu, que vinha encarregando Héracales (Hércules para os romanos) dos famosos trabalhos, ordenou ao herói que limpasse os estábulos de Augias. Héracles partiu para realizar a tarefa e pediu Augias, como recompensa, a décima parte dos seus bois, assegurando que faria o trabalho em um só dia.

Encaminhou-se para os rios Alfeu1 e Peneu2 e desviou-lhes as águas, fazendo-se passar pelos estábulos. A forte corrente dos rios arrastou para o mar montanhas de esterco — e tudo ficou limpo. Quando Héracles reclamou seu prêmio, Augias recusou-se a pagá-lo. Fineu, filho do rei, tomou o partido de Héracles e, juntamente com este, foi expulso da Élida. O herói, entretanto, retornou depois ao reino, matou Augias e colocou Fineu no trono. Segundo outra tradição, Augias não foi morto por Héracles, mas viveu até avançada idade e faleceu de morte natural. Teria recebido, então, honras divinas.

Referências
linha-gif
ALFEU: Deus fluvial da Élida, filho de Oceano e Tétis. Apaixonou-se pela ninfa Aretusa, que Artemis (Diana, para os romanos) transformou em fonte. Mesmo assim, não desistiu de conquistá-la — e foi lançar suas águas nessa nova fonte. Segundo outra versão, era um caçador que Artemis transformara em rio para puni-lo por causa de sua perseguição da Aretusa.

PENEU: Deus fluvial da Tessália, filho de Oceano e Tétis. Casou-se com Creúsa ou Filira, conforme diferentes versões, e teve três filhos: Estilbe, Hispseia e Andreia. Atribuem-lhe a paternidade de Ífis, esposa de Éolo. Também são mencionadas como suas filhas Dafne e Cirene, mãe de Aristeu.


© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados