absirto ft1Absirto
Filho do rei da Cólquida, Eetes, e de Hipseia. Quando Medeia, sua irmã, empreendeu fuga com o argonauta Jasão, ele a acompanhou. Mas, vendo-se perseguida pelo pai, a moça matou o irmão e jogou os seus pedaços pelo caminho para, assim, retardar o perseguidor. Irritado com o crime, Zeus — o deus supremo (Júpiter para os romanos) — enviou uma violenta tempestade, desviando os argonautas da sua rota.

Referências

absirto-colquida f1CólquidaRegião da Ásia Menor, situada ao leste do Ponto Euxino. É famosa na mitologia por ser a pátria da Medeia e por estar ligada à expedição dos argonautas.

EetesFilho do Sol e da oceânida Perse. Irmão da feiticeira Circe, da Pasífae e do Perses. Exposou Eurílite, Neera, Idiia e Hipseia. Do último casamento nasceram Medeia, Absirto e Calcíope. Recebeu do pai o trono da cidade de Corinto, mas preferiu reinar sobre a cidade de Ea, na Cólquida, ao pé do Monte Cáucaso.

jasao-e-o-velo-de-ouro p1HipseiaFilha do deus fluvial Peneu e da náiade Creúsa. Esposou Eetes e, com ele, teve o Absirto, a Medeia e a Calcíope.

JasãoFilho de Éson, rei da cidade de Iolco, e de Alcímede. Era ainda criança quando o seu pai foi destronado por Pélias. Adulto, retornou para reclamar o trono. Foi o líder dos argonautas. Com eles, chegou ao reino do Eetes, na Cólquida, para encontrar o famoso velocino de ouro. Motivo da paixão da filha do rei, Medeia, usou-a para conseguir o seu objetivo.

ArgonautasHeróis que, a bordo do navio Argos e sob o comando do Jasão, saíram da cidade de Iolco e empreenderam viagem à região da Cólquida. Tinham o objetivo de se apoderar do velocino de ouro, o que possibilitaria ao seu líder recuperar o trono, usurpado pelo tio, Pélias. Eram aproximadamente 50 guerreiros.


 

 


© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados