aganipe ft1Aganipe

Fonte consagrada às Musas, junto ao Monte Helicão, na Beócia. Conta a lenda que, durante o certame entre as Musas e as Piéridas, o monte se inchou de prazer, ameaçando atingir o céu. Por ordem do deus Poseidon (Netuno para os romanos), o cavalo alado Pégaso bateu o casco na montanha e a fez retomar o seu tamanho normal. Dessa “patada”, teria nascido a fonte. Segundo uma outra versão, seria a filha do Rio Permesso, na Beócia, cujas águas, dedicadas a Apolo e às musas, inspiravam os poetas.

beocia1Referências

Beócia — É uma unidade regional da Grécia, localizada na região central do país. Sua capital é a cidade de Levadeia, de muita importância no mito grego porque lá teria nascido e vivido o oráculo Trofônio, que, por sua vez, seria filho do deus Apolo. A região está situada entre os golfos de Eubeia e Corinto, duas cidades muito importantes da antiguidade grega.

musas1Musas — Filhas do deus supremo Zeus (Júpiter para os romanos) e Mnemósine. São nove: Calíope, Clio, Érato, Euterpe, Melpôneme, Polímnia, Talia, Terpsícore e Urânia. Entretiam os deuses com seus coros e danças. Também ditavam aos reis as palavras necessárias para apaziguar as querelas e restabelecer a paz entre os homens. São referências para os poetas.

poseidon in1Piéridas — Designação coletiva das nove filhas de Píero e Evipe. Dotadas de grande talento musical, ousaram desafiar as Musas para um concurso de canto. Vencidas, foram punidas pelas adversárias: foram transformadas em pássaros.

Poseidon — Deus do mar, um dos poderosos do Monte Olimpo. Governava o mundo ao lado dos irmãos Zeus (deus supremo) e Hades (deus do tártaro).

Pégaso — Cavalo alado, filho do deus Poseidon (Netuno para os romanos) e da Medusa. Nasceu do sangue da mãe quando o herói Perseu cortou a cabeça dela. Pertenceu a Belerofonte, que dele se serviu para matar a Quimera e derrotar as Amazonas. Quando esse herói morreu, o animal retornou à morada dos deuses. Foi, mais tarde, transformado pelos deuses em constelação.

Permesso — Rio da Beócia. Nascia no Monte Helicão e desembocava no Lago Cópais. Consagrado ao deus Apolo e às Musas, inspirava os poetas.

ApoloDeus da luz e do sol.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados