Imprimir
Categoria: Imperadores Russos
Acessos: 4911

alexandre-ii-russiaAlexandre II
linha-gif

ALEKSANDR NIKOAEVICH ROMANOV nasceu no dia 29 de abril de 1818, na cidade de Moscou. Morreu no dia 13 de março de 1881, na cidade de São Petersburgo. Foi coroado no dia 2 de março de 1855, aos 37 anos de idade.

Filho mais velho do imperador Nicolau I, foi influenciado pelo reacionarismo predominante na Europa do início do século XIX, e que, na Rússia, vigorou até o fim do reinado de seu pai. Esse ambiente não favorecia pensamentos originais, já que o governo reprimia a liberdade de pensamento e de iniciativa. Havia censores em todos os níveis da sociedade e eventuais críticas eram vistas como ameaça à autoridade. Recebeu a típica educação dos jovens russos bem-nascidos: uma tintura de conhecimentos gerais e um bom conhecimento de línguas europeias. O futuro imperador demonstrava, porém, pouco interesse por questões militares, o que era francamente desaprovado por seu pai.

alexandre-ii-russia1Em 1841, casou-se com a filha de grão-duque Ludwig II de Hesse, Massimiliana Guilhermina Maria, que depois seria conhecida como Maria Alexandrovna. Do matrimônio nasceram duas filhas e seis filhos, dentre os quais o futuro imperador Alexandre III. No primeiro ano do seu reinado, dedicou-se ao prosseguimento da Guerra da Crimeia. Após a queda de Sebastopol, começou as negociações de paz. Em seguida, abriu-se um período de reformas mais radicais. Embora originadas do autocratismo, essas reformas foram apoiadas pela opinião pública. As mudanças se originaram do fracasso militar da Guerra da Crimeia, pois se chegou à conclusão de que a derrota se originara das arcaicas estruturas internas da Rússia.

Assim, promulgou uma série de modificações na legislação da indústria e do comércio, que tiveram como consequência o nascimento de um grande número de empresas. Ao mesmo tempo, preparou-se o plano de uma grande rede ferroviária, que objetivava tanto o maior aproveitamento dos recursos naturais quanto o aumento do poder de ataque e defesa do exército. Um imenso obstáculo às reformas era a persistência do sistema de servidão na Rússia. Decidiu, então, enfrentar o problema. No dia 19 de fevereiro de 1861, no sexto ano de seu reinado, assinou a lei de emancipação. Além de imperador da Rússia, foi grão-duque da Finlândia (1855-1881) e rei da Polônia até 1867. Morreu assassinado pelo grupo revolucionário Narodnaya Volya (A Vontade do Povo), que colocou uma bomba na carruagem que o levava de Moscou a São Petersburgo.