banner-topo

Jornalista e escritor Ivan Lessa morre aos 77 anos em Londres

 ivanlessa in109 de junho de 2012
linha-gif

O jornalista, cronista e escritor Ivan Lessa, de 77 anos, foi encontrado morto na tarde de sexta-feira (8/06/2012) em Londres. Ele sofria de enfisema pulmonar e estava com problemas cardíacos. Sua mulher, Elizabeth, 73, afirmou à Folha de São Paulo que o escritor estava se tratando há um ano e que já não saia mais de casa. Uma estrutura foi montada na residência para que ele não fosse hospitalizado. Mesmo muito debilitado, ele continuava mandando os textos para a BBC. Segundo Elizabeth, o corpo do escritor será cremado, como desejava. A cerimônia será privada, pois o escritor sempre fez questão de manter privacidade.

 

Ivan Lessa era filho do também escritor Orígenes Lessa. Tinha três livros publicados: Garotos da Fuzarca (1986), Ivan Vê o Mundo - Crônicas de Londres (1999) e O Luar e a Rainha (2005). Foi fundador e um dos principais colaboradores do jornal O Pasquim, durante a resistência à ditadura militar brasileira, junto com Sérgio Cabral, Paulo Francis, Tarso de Castro e Millôr Fernandes. Criou, junto com o cartunista e amigo Jaguar, o ratinho Sig — inspirado no psicanalista Sigmund Freud —, baseado na anedota Deus criou o Sexo, Freud criou a Sacanagem. O ratinho se tornou símbolo do jornal.

 

Trabalhou também na TV Globo e foi colaborador de diversas publicações brasileiras, entre elas as revistas Senhor, Veja e Playboy, além dos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Jornal do Brasil. Ivan era colaborador da BBC Brasil desde janeiro de 1978, quando deixou o país, com a mulher e a filha, para morar na capital inglesa.


© 2013 Tio Oda - Todos os direitos reservados