Imprimir
Categoria: Medicina
Acessos: 532

01Minot

JORGE RICARDO MINOT nasceu no dia dois de dezembro de 1885 e morreu no dia 25 de fevereiro de 1950 na cidade de Boston, Estado do Massachusetts, Estados Unidos. Obteve o bacharelado no Colégio Harvard em 1908. Entre 1913 e 1915 trabalhou no laboratório do William Henry Howell da Escola Médica Johns Hopkins. Nessa instituição, começou a estudar as proteínas que diluem o sangue, como a antitrombina. Em 1915 garantiu uma posição na equipe médica do Hospital Geral de Massachusetts, onde iniciou pesquisas sobre anemia sanguínea.

Diagnosticado com diabetes em 1921 aos trinta e cinco anos, começou o seu calvário. De 1m80cm, chegou a pesar 135 quilos. Como nessa época ainda não havia sido descoberta a insulina, teve de fazer uma dieta especial. Esse fato o incentivou a estudar com mais afinco a anemia sanguínea. Pelo pioneirismo nessa área médica, cujos resultados eram quase sempre fatais, dividiu em 1934 o Prêmio Nobel de Medicina com os também americanos William Murphy e Jorge Whipple. A partir de 1940 começou desenvolver complicações associadas ao diabetes. Sofreu um derrame em 1947 que o paralisou parcialmente. Depois da morte, em reconhecimento ao trabalho dele em prol da medicina, o Governo Federal designou a casa em que morava em Boston como marco histórico nacional.

Anemia

O termo “anemia” indica qualquer doença em que há uma redução da massa (ou quantidade) total de glóbulos vermelhos num indivíduo. Na prática, a massa de glóbulos vermelhos é medida através da dosagem de uma proteína chamada hemoglobina, que é quem confere a tonalidade avermelhada ao sangue. Embora a consequência mais conhecida das anemias seja a coloração pálida da pele, a consequência mais problemática tem relação com a função dos glóbulos vermelhos. Como estas células são responsáveis pelo transporte do oxigênio para os tecidos, esta redução leva a uma menor liberação de oxigênio para todos os órgãos. O impacto da anemia tem diversas variações. As causas da doença também são múltiplas e dependem das condições de cada indivíduo.