01Kuerten

GUSTAVO KUERTEN nasceu no dia 10 de setembro de 1976 na cidade de Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina. Começou a jogar tênis ainda criança na cidade natal. O primeiro grande feito foi ajudar o Brasil a alcançar a primeira divisão do torneio na Copa Davis em 1996. No ano seguinte, tornou-se o primeiro brasileiro a vencer um turno do circuito Grand Slam.

Ganhou o Roland Garros na França ao vencer na final o espanhol Sergi Bruguera por três sets a zero. Depois de diversas outras vitórias, alcançou o primeiro lugar no ranking mundial em dezembro de 2000. Defendeu a posição até o ano seguinte, quando caiu para a segunda posição. Aposentou-se em 2008 com 32 anos. A última posição entre os cem melhores (40.º) aconteceu em 2004. No total na carreira, foram 19 títulos e quase US$ 15 milhões de dólares de prêmios em dinheiro.

Guga

08/06/2018 — Dono de três títulos em Roland Garros, o ex-tenista Gustavo Kuerten foi nomeado pela Federação Francesa de Tênis como o primeiro embaixador do Grand Slam francês. Na nova função, o catarinense vai atuar como garoto-propaganda da competição ao redor do globo. O presidente da Federação Francesa, Bernard Giudicelli, disse que escolheu o brasileiro devido à vitoriosa e longa relação dele com o torneio. O ex-atleta foi campeão em Paris em 1997, 2000 e 2001. Na primeira vez, surpreendeu o mundo por estar listado naquela ocasião na posição 66 do ranking. Ele venceu na final o espanhol Sergi Bruguera por três sets a zero. Em 2000, o adversário vencido foi o sueco Magnus Norman (três sets a um) e em 2001 a vítima foi o espanhol Alex Corretja (três sets a um).

Receita

23/11/2016 — O ex-tenista Gustavo Kuerten foi condenado a devolver uma quantia milionária referente a irregularidades no pagamento de impostos. O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais negou o recurso do ex-atleta, acusado de fraude fiscal. Guga tratou as denúncias como “um absurdo” e prometeu recorrer da decisão. Segundo a assessoria dele próprio, a multa, já com os valores corrigidos, é de R$ 7 milhões. O ex-número 1 do tênis é acusado pela Receita Federal de ter usado a empresa Guga Kuerten Participações e Empreeendimentos, constituída por ele e pelo irmão Rafael Kuerten,  para a exploração de sua imagem. Com isso, ao invés de pagar o imposto de renda como pessoa física (27,5%), passou a pagar como pessoa jurídica (20%).


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados