bernard katzKatz

BERNARD KATZ nasceu no dia 26 de março de 1911, na cidade de Leipzig, Estado da Saxônia, Alemanha. Morreu no dia 20 de abril de 2003, na cidade de Londres, Inglaterra. Filho de um comerciante de peles, educou-se da escola primária até a faculdade na cidade natal. Ao se formar em medicina em 1934, fugiu para a Inglaterra, onde passou a trabalhar na Universidade de Londres.

Terminou o doutorado em 1938. Com o título, ganhou uma bolsa para ampliar os estudos na cidade de Sydney, Austrália. Naturalizou-se australiano em 1941 e ingressou na Força Aérea do país em 1942. Participou da Segunda Guerra Mundial como oficial de radar nas operações militares no Oceano PacíficoRetornou à Universidade de Londres em 1946 como diretor assistente e professor.

Em 1952, passou a chefe do Departamento de BiofísicaNo mesmo ano, elegeu-se membro da Real Sociedade, o maior organismo de ciências do Reino UnidoFicou famoso por seus estudos, dos quais decorreram a descoberta das propriedades fundamentais das sinapses, junções entre as quais as células nervosas sinalizam entre si e com outros tipos de células. Pela descoberta, ganhou, em 1967, a Medalha de Copley, a maior láurea da Real Sociedade, e, em 1970, o Prêmio Nobel de Medicina. O trabalho do Bernard Katz teve influência imediata no estudo dos organofosforados e organoclorados , a base de um novo estudo pós-guerra para agentes nervosos e pesticidas.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados