Imprimir
Categoria: Militares Brasileiros
Acessos: 5022

davi-canabarro1Canabarro
DAVI JOSÉ MARTINS
nasceu no dia 22 de agosto de 1796, na localidade de Taquari, Rio Grande do Sul. Morreu no dia 12 de abril de 1867, na localidade de Santana do Livramento.

Descendente de açorianos, participou das campanhas militares no Rio da Prata em 1811, 1816 e entre 1825-1828. Foi um dos líderes da rebelião republicana conhecida como Revolução Farroupilha, cujo comando assumiu em junho de 1843, quando o antigo chefe, Bento Gonçalves, para evitar a cisão entre republicanos, desligou-se do comando e passou a servir sob suas ordens. Como chefe dos revoltosos, aceitou a anistia oferecida pelo governo em 18 de dezembro de 1845, através do Duque de Caxias. Enquanto negociavam, recebeu uma proposta de Manuel Rojas, ditador argentino, que pretendia estender as fronteiras do seu país.

Em troca da colaboração farroupilha, ele receberia ajuda argentina em armas e soldados para combater o império brasileiro. Respondeu, através de enérgica carta, afirmando a sua fidelidade ao país, embora este fosse monarquista e ele, republicano. Encerradas as negociações com o Duque de Caixas em 25 de fevereiro de 1846, ficou estabelecido que os republicanos indicariam o próximo presidente da província e que o governo imperial responderia pela dívida pública do Rio Grande do Sul. Além disso, os oficiais do exército farroupilha que desejassem passariam para o exército imperial com os mesmos postos e todos os presos gaúchos seriam anistiados. Foi representado pelo ator Oscar Simch na minissérie A Casa das Sete Mulheres, exibida pela Rede Globo entre janeiro e abril de 2003.