Imprimir
Categoria: Militares
Acessos: 2979

kalashnikov1Mikhail Kalashnikov
Morreu, aos 94 anos, no dia 23 de dezembro de 2013. Foi o inventor da arma que mais consumiu vidas no século XX — o fuzil AK-47. Ele vinha sofrendo de problemas de saúde desde novembro de 2012, internado num hospital da república russa de Udmurtia, na região dos Montes Urais. O AK-47 ganhou fama como a arma dos exércitos socialistas, conhecida pela durabilidade, resistência e precisão. Era barata, simples e fácil de produzir em larga escala. Mais tarde, porém, a arma virou marca de insurgentes em luta contra o colonialismo na África e Ásia, de militantes do Oriente Médio e de narcotraficantes.

kalashnikov2Mikhail Timofeevich Kalashnikov nasceu no dia 10 de novembro de 1919, na localidade de Kuriya, Krai de Altai, Rússia. Desenvolveu o AK-47 quando era sargento do Exército Vermelho. Vivia-se o regime de terror do ditador Josef Stálin, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. Antes, ele serviu como mecânico de tanques, inventando engenhocas para medir o tempo de funcionamento de motores e o número de projéteis disparados por armas de fogo. Não tinha treinamento formal, mas suas habilidades chamaram a atenção do alto escalão do exército. Foi incumbido, então, de “inventar” uma arma barata e eficiente.

Inspirou-se no fuzil alemão Sturmgewehr 44 para desenvolver o AK-47, simultaneamente com o primeiro artefato nuclear da então União Soviética. A arma mudaria o curso da história, ao ser absorvida pela maioria dos exércitos socialistas do mundo. A sigla do fuzil veio de “Avtomat Kalashnikova”, seguida do ano de fabricação do protótipo. Mais de 100 milhões de unidades se espalharam pelo mundo desde então. O sucesso de sua invenção o tornaria um dos maiores heróis da história da União Soviética, recebendo, paulatinamente, todas as promoções militares possíveis. Morreu ostentando a patente de general. Não ficou rico, porém, com sua invenção, pois a patente ficou em nome do exército russo.