Imprimir
Categoria: Militares
Acessos: 2510

amilcar1Amílcar

AMÍLCAR BARCA nasceu em dia e mês incertos do ano de 290 a.C., em local também desconhecido. Morreu em dia e mês incertos do ano de 229 a.C., na localidade de Elche, Espanha.

Pai de Aníbal, Asdrúbal, Adonibal e Magão. Durante a primeira guerra púnica, comandou as forças cartaginesas em luta contra os romanos estabelecidos na Sicília. Apoderou-se de grande parte da ilha, chegando quase até a costa sul italiana. Após o tratado de paz de 241 a.C., regressou com suas forças para a África. De volta a Cartago (região onde se encontra atualmente a cidade de Túnis, Tunisia), sufocou a revolta dos mercenários em 237 a.C.

cartago-ruinas1Assumindo o governo cartaginês, empreendeu com sucesso uma expedição de conquista da Espanha (237-229), a fim de compensar as perdas da Sicília e da Sardenha. Conseguiu dominar um vasto território que lhe serviria de base para novas ofensivas contras os romanos. Mas morreu sem consolidar o plano. Fundou a atual cidade de Barcelona e outros locais da Província da Catalunha. Superou a todos os cartagineses da sua época, tanto em capacidade militar e diplomacia como em patriotismo. Apenas chegaria a ser superado nessas virtudes pelo filho Aníbal, o qual educou no ódio a Roma e o formou ser o seu sucessor.