vernonwalters in1Vernon Walters
VERNON ANTHONY WALTERS
nasceu no dia 3 de janeiro de 1917, na cidade de Nova York. Morreu no dia 10 de fevereiro de 2002, na localidade de West Palm Beach, Flórida.

Alistou-se no Exército Norte-Americano em maio de 1941. Após um rápido curso de formação, alcançou a patente de segundo tenente. Como dominava vários idiomas, foi designado para o serviço secreto. Nesta condição, serviu de intérprete nas conversações de oficiais brasileiros e norte-americanos na Segunda Guerra Mundial, tornando-se amigo de vários militares do Brasil, entre os quais o então coronel Castello Branco. Após o fim da Segunda Guerra, ocupou o cargo de adido militar assistente no Brasil até 1948. Depois, serviu de assistente do presidente Dwight Eisenhower, no período de 1956 a 1961.

Em outubro de 1962, foi designado adido militar na embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por indicação do embaixador Lincoln Gordon. Nesta condição, colaborou na articulação do movimento militar que depôs o presidente João Goulart, em 1964. Ele teria ajudado o embaixador a articular o envio de uma força tarefa ao Brasil, liderada pelo porta aviões Forrestal, para apoiar os militares que tramavam a derrubada do presidente brasileiro. Com a confirmação da queda do presidente em 2 de abril, a operação, denominada Brother Sam, foi desativada. Em 1967, já com a patente de general, foi designado para servir no Vietnã. No início de 1971, organizou os primeiros encontros secretos entre o secretário de Estado dos Estados Unidos, Henry Kissinger, e o representante do Vietnã do Norte, Le Duc Tho, com o objetivo de negociar a paz.

Essa iniciativa culminou com a retirada das tropas norte-americanas e a queda do Vietnã do Sul, em 1975. Em 1998, disse que não considerava que os Estados Unidos tivessem errado no Vietnã. Para ele, se os comunistas não tivessem sido temporariamente contidos, vários outros países daquela área do mundo teriam caído. Na gestão do presidente Richard Nixon, entre 1969 e 1974, colaborou na aproximação dos Estados Unidos com a China. No governo Ronald Reagan, foi embaixador em missões especiais. Em 1989, era o embaixador norte-americano na Alemanha, tendo assistido, nesta condição, à queda do Muro de Berlim. Dentre os vários livros que escreveu, dois o consagram como escritor de grande conhecimento da política e da estratégia internacional: Silent Missions (Missões Silenciosas) e The Might and the Meek (Poderosos e Humildes), ambos traduzidos em vários idiomas.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados