hostgator coupon black friday
21 de Maio — Fairuza, uma linda bruxa

21 de Maio — Fairuza, uma linda bruxa

O destaque desta data (21/05) vai para a atriz californiana FAIRUZA BALK, que está completando 44 anos. Começou a carreira com apenas nove anos de idade. Com treze, foi escolhida, dentre mais de mil candidatas, para ser a protagonista da fantasia “O Mundo Fantástico de Oz”. Ganhou fama internacional em 1996 com a bruxa Nancy Downs, da fantasia de horror “Jovens Bruxas”. Seu último sucesso é o drama de mistério “Cachoeiras de Agosto”, lançado em 2017. É considerada uma artista completa, pois, além de atuar no cinema, no teatro e na tevê, também dança e canta. Clique no título para conhecer outras personalidades aniversariantes do dia.
Álope, amante do deus Poseidon

Álope, amante do deus Poseidon

ÁLOPE — Filha do rei de Eléusis, Cércion. Foi seduzida pelo Poseidon, deus do mar, e correspondeu. Ao dar à luz ao filho, abandonou-o enrolado no seu manto. A criança foi encontrada por um pastor, que a levou à presença do rei. Este, reconhecendo o manto da filha, como punição, enterrou-a viva. Poseidon, após a morte da moça, a transformou em fonte. Clique no título para saber mais.
Odhair Thristão: perfil

Odhair Thristão: perfil

ODHAIR THRISTÃO é jornalista e  bacharel em direito. Foi secretário municipal de Governo de Franca entre 2005 e 2008, chefe do controle interno da Prefeitura Municipal da mesma cidade entre 2005 e 2010 e secretário  adjunto de finanças entre 2009 e 2010.  Este site foi construído para discutir assuntos variados, em especial administração pública, cultura, esportes, personalidades, etc. Se o assunto não estiver na página frontal, procure-o com uma palavra-chave em “pesquisar”. Críticas, sugestões e correções são muito bem vindas. Clique no título para ver o perfil completo do autor.
21 de Maio — Fairuza, uma linda bruxa
21 de Maio — Fairuza, uma linda bruxa
Álope, amante do deus Poseidon
Álope, amante do deus Poseidon
Odhair Thristão: perfil
Odhair Thristão: perfil

dicionario-de-mitologia1

Álope
Filha do rei de Eléusis, Cércion. Seduzida pelo Poseidon, deus do mar, correspondeu. Ao dar à luz ao filho, abandonou-o enrolado no seu manto. A criança foi encontrada por um pastor, que a levou à presença do rei. Este, reconhecendo o manto da filha, como punição, enterrou-a viva. Poseidon, após a morte da moça, a transformou em fonte. Clique AQUI para ver o artigo completo.

Aletes
Filho do Hipotes e descendente do Héracles (Hércules para os romanos). Nasceu durante a migração dos Heráclidas, donde o nome “Aletes”, que significa “o errante”. Planejando conquistar a cidade de Corinto, consultou o oráculo de Dodona. Este lhe assegurou a vitória, desde que lhe entregasse um torrão da terra a ser conquistada e atacasse a cidade “num dia em que todos usassem coroas”. Ou seja, num dia de festa. Cumpriu regiamente as exigências do oráculo. Auxiliado pela filha do rei Creonte, alcançou o objetivo, reinando entre 1100 a 1067 antes do Cristo. A seguir, partiu para uma expedição contra a cidade de Atenas. Ainda segundo o oráculo, sair-se-ia vitorioso se poupasse a vida do rei ateniense. Sabedores da profecia, os habitantes da cidade solicitaram ao Codro, seu idoso soberano, que se sacrificasse por eles. O rei assim fez, frustrando os planos do Aletes de tomar a cidade.

Alectrião
Guardião dos amores do deus da guerra Ares (Marte para os romanos) e da deusa do amor Afrodite (Vênus para os romanos). Tinha, por incumbência, despertar o casal antes do nascer do Hélius (Sol para os romanos). Um dia, porém, dormiu no seu posto. Sem vigia, o Hélius surpreendeu os amantes e avisou o Hefesto, deus marido da deusa. O deus do fogo aprisionou o casal numa rede de finíssimos fios de ouro. Em seguida, chamou os demais deuses para testemunharem a infidelidade da esposa. Enfurecido, o Ares transformou o guardião em galo, com a função de anunciar todos os dias o despontar do sol. Clique AQUI.

Alecto
Uma das três Fúrias, filha do Aqueronte e da Noite. Acompanhada da irmã Megera, vagava pelo Tártaro, fustigando os criminosos com víboras e tochas.

Alébion
Filho do deus dos mares Poseidon (Netuno para os romanos). Com o irmão Dercino, roubou do Herácles os bois do Gerião, quando o herói passava pela região a Ligúria. Herácles o perseguiu e matou.

Alcmena
Fila de Electrião, rei de Micenas, e esposa do Anfitrião. Durante a ausência do marido, Zeus, o seus deus supremo, se apresentou à mortal sob os traços do esposo e a seduziu. Dessa união, nasceu o Héracles, mais conhecido como Hércules. Clique AQUI.

Alcmeão
Filho do Anfiarau e da Erifila. Participou da expedição dos Epígonos. Por ter matado a mãe, foi severamente perseguido pelas Fúrias, refugiando-se no reino do Fegeu. Clique AQUI.

Aloídas
Oto
e Efiates, gigantes, filhos do deus do mar Poseidon com a Ifimedia. Planejaram empilhar várias montanhas com o objetivo de chegar ao Monte Olimpo e raptar as deusas Artémis, da vegetação, e Hera, do casamento e da família, pelas quais estavam apaixonados. O deus do sol Apolo, ao tomar conhecimento do projeto, matou-os a flechadas. Segundo outra versão, Artémis, metamorfozeada em corça, provocou a morte dos dois. Ao vê-la, os gigantes atiraram seus dardos e se feriram mutuamente. Numa terceira versão, foram fulminados pelo Zeus, o deus supremo. Cliqu AQUI para ver o artigo completo.


 

 

Mais Recentes

UP TOGGLE DOWN

Notícias Especiais

logo1
mega sena
mogi x paulistano fina1
empresas e negocios
franca noticias1
gatas do mes

A Gata do Dia

21 Fairuza Balk

 


© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados