hostgator coupon black friday
23 de Setembro — Duda, a maior do handebol

23 de Setembro — Duda, a maior do handebol

O destaque desta data (23/09) vai para handebolista catarinense DUDA AMORIM. Ela está completando 32 anos. começou a carreira com apenas onze anos, no colégio em que estudava, na cidade de Blumenau. Foi convocada para a seleção brasileira, pela primeira vez, em 2006, transformando-se numa da maiores do esporte no país. Com a seleção ganhou diversos títulos, com destaque para o Campeonato Mundial de 2013, realizado na Sérvia. Em 2014, recebeu o título de melhor jogadora do mundo da Federação Internacional de Handebol. Desde 2009 defende o Győri ETO KC, da Hungria. Clique no título para conhecer outras personalidades aniversariantes do dia.
Amazonas, mulheres guerreiras

Amazonas, mulheres guerreiras

AMAZONAS — Mulheres guerreiras habitantes do Cáucaso, região entre o Mar Negro e o Mar Cáspio. Apenas uma vez por ano admitiam a presença de homens em seu domínio, com a finalidade única de preservarem a raça. Às filhas dispensavam tratamento endereçado à formação para a guerra. Aos filhos, reservavam a morte ou a devolução para os pais biológicos. Para terem maior habilidade no manejo do arco, desde muito jovens mutilavam o seio direito. Veneravam, sobretudo, a Diana de Éfeso, deusa de múltiplos seios, em honra da qual foram as primeiras a instituir um culto. Clique no título para acessar o Dicionário de Mitologia.
Odhair Thristão: perfil

Odhair Thristão: perfil

ODHAIR THRISTÃO é jornalista e  bacharel em direito. Foi secretário municipal de Governo de Franca entre 2005 e 2008, chefe do controle interno da Prefeitura Municipal da mesma cidade entre 2005 e 2010 e secretário  adjunto de finanças entre 2009 e 2010.  Este site foi construído para discutir assuntos variados, em especial administração pública, cultura, esportes, personalidades, etc. Se o assunto não estiver na página frontal, procure-o com uma palavra-chave em “pesquisar”. Críticas, sugestões e correções são muito bem vindas. Clique no título para ver o perfil completo do autor.
23 de Setembro — Duda, a maior do handebol
23 de Setembro — Duda, a maior do handebol
Amazonas, mulheres guerreiras
Amazonas, mulheres guerreiras
Odhair Thristão: perfil
Odhair Thristão: perfil

adonismit in1Adônis

Filho do Cíniras e da Mirra. Ao nascer, era tão belo que Afrodite (Vênus para os romanos), deusa da beleza e do amor, o recolheu. Mas, não podendo criá-lo, entregou-o aos cuidados de Prosérpina. Esta se apegou ao garoto e não quis devolvê-lo à deusa. A questão entre as duas foi arbitrada pela musa Calíope, que, em nome de Zeus (Júpiter para os romanos), decidiu que Adônis viveria um terço do ano com a deusa, um terço com a mãe adotiva e um terço ficaria livre.

A paixão de Afrodite pelo belo jovem levou Ares (Marte para os romanos), deus da guerra, amante da deusa, a se vingar, incutindo em Adônis o amor pela caça, o que o fez procurar o perigo. Numa caçada, foi mortalmente ferido por um javali. Ao vê-lo agonizante, Afrodite tentou reanimá-lo. Em vão. Por fim, recolheu algumas gotas de sangue do amado e delas fez nascer a anêmona, a primeira flor da primavera. Em sua honra, foram instituídas as Festas Adônias.

Seu culto espalhou-se pelo mundo mediterrâneo na época helenística. Uma vertente liga o aparecimento das rosas vermelhas como símbolo da paixão ao sangue de Adônis. Diz a lenda que numa ocasião, ele e Afrodite corriam por entre um roseiral branco, quando ele tropeçou, caiu e se feriu num espinho da rosa branca. Afrodite pulou sobre ele e fizeram amor por entre o sangue que saía do ferimento. No clímax dos dois, as gotas de sangue que caíram sobre as rosas brancas as fez imediatamente vermelhas. Por isso é que as rosas vermelhas passaram desde então a representar a paixão entre os casais enamorados.

Referências

adonis-f2CÍNIRAS — Filho de Apolo, deus do Sol, com uma ninfa da região de Pafo. Originário de Biblos, ao norte da Síria, foi para a ilha de Chipre, onde se tornou rei. Deu particular importância ao culto de Afrodite, a deusa da beleza e do amor, de quem era sacerdote. Foi um dos grandes civilizadores do seu reino. Introduziu as artes agrícolas, musicais e domésticas. Descobriu as minas de cobre que fizeram a riqueza da ilha. Convidado pelos gregos para participar da Guerra de Troia, limitou-se a dar-lhes um barco. Exilou-se quando, involuntariamente, cometeu incesto com sua filha Mirra, dando origem a Adonis.

CALÍOPEFilha de Zeus (Júpiter para os romanos) e Mnemósine. Musa da eloqüência e da poesia épica, é a ela que os poetas se dirigem buscando inspiração. O ar majestoso, a cabeça cingida por uma coroa de ouro indicam sua supremacia sobre as demais musas. Tem nas mãos um estilete e, às vezes, uma trombeta. Segundo algumas vertentes, é mãe de Orfeu.


Mais Recentes

UP TOGGLE DOWN

Notícias Especiais

mega sena
franca noticias1
gatas do mes

A Gata do Dia

23 Harumi Inoue

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados