hostgator coupon black friday
16 de Dezembro — Theo, um rapaz insurgente e divergente

16 de Dezembro — Theo, um rapaz insurgente e divergente

O destaque desta data (16/12) vai para o ator inglês THEO JAMES. Ele está completando 34 anos. Começou a carreira em 2010 no filme “Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos”. Ficou conhecido mundialmente em 2013 com a série “Garoto de Ouro”, exibida nos canais da Warner. O desempenho o levou para o protagonista “Quatro”, da série de filmes “Divergente” (2014), “Insurgente” (2015) e “Convergente” (2016). Em 2018, esteve nos cinemas brasileiros com o drama de ação e aventura “Próxima Parada: Apocalipse”. Também começou as filmagens do “Arquivo”, drama de ficção científica previsto para 2019. Clique no título para conhecer outras personalidades aniversariantes do dia.
Amintor foi morto pelo Hércules

Amintor foi morto pelo Hércules

AMINTOR — Rei dos dólopes, esposo da Ceóbula e pai do Fênix. Tinha também por filha a Astidâmia, moça de grande beleza, motivo do amor do Héracles (Hércules para os romanos). Contrário à união dos dois amantes, negou permissão ao herói a entrada em seus domínios para o casamento. No embate, foi morto pelo Héracles.
Odhair Thristão: perfil

Odhair Thristão: perfil

ODHAIR THRISTÃO é jornalista e  bacharel em direito. Foi secretário municipal de Governo de Franca entre 2005 e 2008, chefe do controle interno da Prefeitura Municipal da mesma cidade entre 2005 e 2010 e secretário  adjunto de finanças entre 2009 e 2010.  Este site foi construído para discutir assuntos variados, em especial administração pública, cultura, esportes, personalidades, etc. Se o assunto não estiver na página frontal, procure-o com uma palavra-chave em “pesquisar”. Críticas, sugestões e correções são muito bem vindas. Clique no título para ver o perfil completo do autor.
16 de Dezembro — Theo, um rapaz insurgente e divergente
16 de Dezembro — Theo, um rapaz insurgente e divergente
Amintor foi morto pelo Hércules
Amintor foi morto pelo Hércules
Odhair Thristão: perfil
Odhair Thristão: perfil

adonismit in1Adônis

Filho do Cíniras e da Mirra. Ao nascer, era tão belo que Afrodite (Vênus para os romanos), deusa da beleza e do amor, o recolheu. Mas, não podendo criá-lo, entregou-o aos cuidados de Prosérpina. Esta se apegou ao garoto e não quis devolvê-lo à deusa. A questão entre as duas foi arbitrada pela musa Calíope, que, em nome de Zeus (Júpiter para os romanos), decidiu que Adônis viveria um terço do ano com a deusa, um terço com a mãe adotiva e um terço ficaria livre.

A paixão de Afrodite pelo belo jovem levou Ares (Marte para os romanos), deus da guerra, amante da deusa, a se vingar, incutindo em Adônis o amor pela caça, o que o fez procurar o perigo. Numa caçada, foi mortalmente ferido por um javali. Ao vê-lo agonizante, Afrodite tentou reanimá-lo. Em vão. Por fim, recolheu algumas gotas de sangue do amado e delas fez nascer a anêmona, a primeira flor da primavera. Em sua honra, foram instituídas as Festas Adônias.

Seu culto espalhou-se pelo mundo mediterrâneo na época helenística. Uma vertente liga o aparecimento das rosas vermelhas como símbolo da paixão ao sangue de Adônis. Diz a lenda que numa ocasião, ele e Afrodite corriam por entre um roseiral branco, quando ele tropeçou, caiu e se feriu num espinho da rosa branca. Afrodite pulou sobre ele e fizeram amor por entre o sangue que saía do ferimento. No clímax dos dois, as gotas de sangue que caíram sobre as rosas brancas as fez imediatamente vermelhas. Por isso é que as rosas vermelhas passaram desde então a representar a paixão entre os casais enamorados.

Referências

adonis-f2CÍNIRAS — Filho de Apolo, deus do Sol, com uma ninfa da região de Pafo. Originário de Biblos, ao norte da Síria, foi para a ilha de Chipre, onde se tornou rei. Deu particular importância ao culto de Afrodite, a deusa da beleza e do amor, de quem era sacerdote. Foi um dos grandes civilizadores do seu reino. Introduziu as artes agrícolas, musicais e domésticas. Descobriu as minas de cobre que fizeram a riqueza da ilha. Convidado pelos gregos para participar da Guerra de Troia, limitou-se a dar-lhes um barco. Exilou-se quando, involuntariamente, cometeu incesto com sua filha Mirra, dando origem a Adonis.

CALÍOPEFilha de Zeus (Júpiter para os romanos) e Mnemósine. Musa da eloqüência e da poesia épica, é a ela que os poetas se dirigem buscando inspiração. O ar majestoso, a cabeça cingida por uma coroa de ouro indicam sua supremacia sobre as demais musas. Tem nas mãos um estilete e, às vezes, uma trombeta. Segundo algumas vertentes, é mãe de Orfeu.


Mais Recentes

UP TOGGLE DOWN

Notícias Especiais

logo1
vasco x pinheiros
mega sena
franca noticias1
gatas do mes

A Gata do Dia

16 Danielle Lloyd

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados