agamenon in1Histórico


Filho de Plístenes e a Aeropa, juntamentye com o irmão Menelau, foi criado pelo tio Atreu, que o fez herdeiro do trono de Micenas. Com a morte de Atreu, seu tio Tiestes usurpou-lhe a coroa. Fugiu, então, para Esparta, onde se casou com Clitemnestra, filha do rei Tíndaro. Mais tarde, auxiliado por seu sogro, expulsou Tiestes e ocupou o trono que lhe fora reservado. Comandou a expedição grega contra Troia na célebre guerra, narrada pelo poeta Homero no clássico A Ilíada.

Tendo suscitado a ira de Ártemis (Diana para os romanos), uma das doze divindades do Monte Olimpo, a deusa impediu a frota de seguir viagem até que ele se comprometesse a sacrificar-lhe a filha Ifigênia. No decorrer da Guerra de Troia, desentendeu-se com Aquiles por causa da escrava Briseis. Isso fez com que Aquiles se afastasse do combate, o que acarretou grandes derrotas para os gregos. Por ocasião da morte de Pátroclo, os dois chefes se reconciliaram. Ao final da guerra, voltou para o seu reino, sem dar atenção às terríveis profecias de Cassandra. Com efeito, chegando a Micenas, foi morto a golpes de machado por Clitemnestra, auxiliada pelo amante Egisto. No filme Troia, de 2004, foi vivido nas telas pelo ator Brian Cox (foto).

Referências


PLÍSTENES  — Filho de Pélope e Hipodâmia, ou, segundo outra vertente, de Atreu e Cléola. Esposou Aeropa, com que teve como filhos Agamenon e Menelau. Morreu bastante jovem. Confiou os filhos aos cuidados do irmão Atreu, rei de Micenas.

AEROPA — Filha de Crateu, rei de Creta. Casou-se com Plístenes e dele teve dois filhos: Agamenon e Menelau. Após a morte do marido, casou-se com o cunhado Atreu. Morreu durante a luta entre Atreu e o seu outro cunhado, Tiestes, com o qual tivera três filhos.

TÍNDARO — Filho de Ébalo e Gorgófona, de acordo com a versão mais comum. Banido de Esparta por Hipocoonte, refugiou-se junto a Tésio, rei de Pleuron, na Etólia. Esposou Leda, filha do soberano, e teve com ela Timandra, Filônoe, os Diócuros, Helena e Clitemnestra, segundo uma vertente. Voltando para Esparta, acolheu Menelau e Agamenon, expulsos de Micenas por Tiestes. Auxiliou Agamenon a reconquistar o poder sobre Micenas. Depois da divinização dos Diócuros, legou o reino a Menelau.


 

 


© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados