hostgator coupon black friday
23 de Setembro — Duda, a maior do handebol

23 de Setembro — Duda, a maior do handebol

O destaque desta data (23/09) vai para handebolista catarinense DUDA AMORIM. Ela está completando 32 anos. começou a carreira com apenas onze anos, no colégio em que estudava, na cidade de Blumenau. Foi convocada para a seleção brasileira, pela primeira vez, em 2006, transformando-se numa da maiores do esporte no país. Com a seleção ganhou diversos títulos, com destaque para o Campeonato Mundial de 2013, realizado na Sérvia. Em 2014, recebeu o título de melhor jogadora do mundo da Federação Internacional de Handebol. Desde 2009 defende o Győri ETO KC, da Hungria. Clique no título para conhecer outras personalidades aniversariantes do dia.
Amazonas, mulheres guerreiras

Amazonas, mulheres guerreiras

AMAZONAS — Mulheres guerreiras habitantes do Cáucaso, região entre o Mar Negro e o Mar Cáspio. Apenas uma vez por ano admitiam a presença de homens em seu domínio, com a finalidade única de preservarem a raça. Às filhas dispensavam tratamento endereçado à formação para a guerra. Aos filhos, reservavam a morte ou a devolução para os pais biológicos. Para terem maior habilidade no manejo do arco, desde muito jovens mutilavam o seio direito. Veneravam, sobretudo, a Diana de Éfeso, deusa de múltiplos seios, em honra da qual foram as primeiras a instituir um culto. Clique no título para acessar o Dicionário de Mitologia.
Odhair Thristão: perfil

Odhair Thristão: perfil

ODHAIR THRISTÃO é jornalista e  bacharel em direito. Foi secretário municipal de Governo de Franca entre 2005 e 2008, chefe do controle interno da Prefeitura Municipal da mesma cidade entre 2005 e 2010 e secretário  adjunto de finanças entre 2009 e 2010.  Este site foi construído para discutir assuntos variados, em especial administração pública, cultura, esportes, personalidades, etc. Se o assunto não estiver na página frontal, procure-o com uma palavra-chave em “pesquisar”. Críticas, sugestões e correções são muito bem vindas. Clique no título para ver o perfil completo do autor.
23 de Setembro — Duda, a maior do handebol
23 de Setembro — Duda, a maior do handebol
Amazonas, mulheres guerreiras
Amazonas, mulheres guerreiras
Odhair Thristão: perfil
Odhair Thristão: perfil

ajax in1Ajax

O primeiro Ajax era filho de Oileu, rei dos locros. Chefe do contingente locro na Guerra de Troia, destacou-se não só por sua valentia, habilidade e rapidez, mas também pela crueldade e desrespeito para com os deuses. Seus defeitos provocaram a morte de muitos soldados gregos. Sua maior falha, porém, foi ter cometido sacrilégio no templo de Atena, a deusa da sabedoria, uma das 12 divindades do Monte Olimpo. Ele violentou Cassandra, filha do rei de Troia, junto ao altar da deusa. Esta, em represália, destruiu a sua frota com uma tempestade e fê-lo morrer afogado.

Por vários anos, seu sacrilégio pesou sobre o seu povo, que para apaziguar a cólera de Atena, remetiam a Troia, anualmente, duas donzelas para serem sacrificadas em honra da deusa. O segundo é apresentado como Ajax — O Grande. Filho de Telamão, rei de Salamina, comandou os navios salamínios na Guerra de Troia, onde se destacou como o mais bravo guerreiro, superado apenas por Aquiles. Após a morte deste, disputou com Ulisses as armas do herói, perdendo-as. Tomado por súbito ataque de loucura, degolou os rebanhos do exército grego, julgando estar no campo de batalha. Ao recobrar a razão, viu-se objeto de riso de toda a tropa. Suicidou-se por isso. O pai, Telamão, vingou-lhe a morte, provocando o naufrágio da frota de Ulisses nas costas de Salamina.

Referências

Oileu — Filho de Hodoedoco e Laonoma. Rei de Opunte, na Lócrida, casou-se com Eriópis e teve Ajax. De sua união com uma mulher chamada Rene nasceu Médon. Participou da expedição dos Argonautas. Segundo uma versão, acompanhou Heracles (Hércules para os romanos) no combate aos pássaros do Lago Estinfalo. Consta que foi ferido por uma das aves.

Telamão — Filho de Éaco, rei de Egina, e Endeis. Tendo assassinado seu meio-irmão Foco, foi banido pelo pai. Dirigiu-se a Salamina, onde o rei Cicreu o purificou e lhe deu a filha, Glauce, em casamento. Quando o sogro morreu, herdou o reino. Ao se tornar viúvo, esposou Peribeia. Dessa união, nasceu Ajax. Participou da caçada ao javali do Calidão e da expedição dos Argonautas. A bordo da nave Argo, remava ao lado de Heracles (Hércules para os romanos), do qual era o companheiro favorito. Seguiu o herói a Troia e o auxiliou na luta contra Laomedonte. Em recompensa, Heracles lhe deu em casamento a filha do rei troiano, Hesíone, com quem teve Teucro. Segundo uma variante da lenda, recebeu, na partilha dos despojos, a cativa Teanira.

Mais Recentes

UP TOGGLE DOWN

Notícias Especiais

mega sena
franca noticias1
gatas do mes

A Gata do Dia

23 Harumi Inoue

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados