ajax in1O primeiro Ajax era filho de Oileu, rei dos locros. Chefe do contingente locro na Guerra de Troia, destacou-se não só por sua valentia, habilidade e rapidez, mas também pela crueldade e desrespeito para com os deuses. Seus defeitos provocaram a morte de muitos soldados gregos. Sua maior falha, porém, foi ter cometido sacrilégio no templo de Atena, a deusa da sabedoria, uma das 12 divindades do Monte Olimpo. Ele violentou Cassandra, filha do rei de Troia, junto ao altar da deusa. Esta, em represália, destruiu a sua frota com uma tempestade e fê-lo morrer afogado. Por vários anos, seu sacrilégio pesou sobre o seu povo, que para apaziguar a cólera de Atena, remetiam a Troia, anualmente, duas donzelas para serem sacrificadas em honra da deusa.

O segundo é apresentado como Ajax — O Grande. Filho de Telamão, rei de Salamina, comandou os navios salamínios na Guerra de Troia, onde se destacou como o mais bravo guerreiro, superado apenas por Aquiles. Após a morte deste, disputou com Ulisses as armas do herói, perdendo-as. Tomado por súbito ataque de loucura, degolou os rebanhos do exército grego, julgando estar no campo de batalha. Ao recobrar a razão, viu-se objeto de riso de toda a tropa. Suicidou-se por isso. O pai, Telamão, vingou-lhe a morte, provocando o naufrágio da frota de Ulisses nas costas de Salamina.

REFERÊNCIAS


Oileu — Filho de Hodoedoco e Laonoma. Rei de Opunte, na Lócrida, casou-se com Eriópis e teve Ajax. De sua união com uma mulher chamada Rene nasceu Médon. Participou da expedição dos Argonautas. Segundo uma versão, acompanhou Heracles (Hércules para os romanos) no combate aos pássaros do Lago Estinfalo. Consta que foi ferido por uma das aves.

Telamão — Filho de Éaco, rei de Egina, e Endeis. Tendo assassinado seu meio-irmão Foco, foi banido pelo pai. Dirigiu-se a Salamina, onde o rei Cicreu o purificou e lhe deu a filha, Glauce, em casamento. Quando o sogro morreu, herdou o reino. Ao se tornar viúvo, esposou Peribeia. Dessa união, nasceu Ajax. Participou da caçada ao javali do Calidão e da expedição dos Argonautas. A bordo da nave Argo, remava ao lado de Heracles (Hércules para os romanos), do qual era o companheiro favorito. Seguiu o herói a Troia e o auxiliou na luta contra Laomedonte. Em recompensa, Heracles lhe deu em casamento a filha do rei troiano, Hesíone, com quem teve Teucro. Segundo uma variante da lenda, recebeu, na partilha dos despojos, a cativa Teanira.

 

 


© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados