lamia in1O Filho da Terra


O primeiro Alcião é um gigante, filho do Céu e da Terra. Desempenhou papel importante na revolta dos gigantes contra os deuses do Monte Olimpo. Por ordem de Zeus (Júpiter para os romanos), Heracles (Hércules para os romanos) tentou matá-lo. Mas, cada vez que o gigante caía ao solo, durante a luta, a Terra, sua mãe, o fazia levantar. Heracles o transportou, nas costas, para longe e o matou com uma flechada. Segundo outra versão, o gigante teria sido morto por Atena (Minerva para os romanos) num local acima da lua. Suas filhas, desesperadas, lançaram-se ao mar e se transformaram em alciões.

O outro Alcião era um belo jovem de Delfos, escolhido para servir de alimento a Lâmia (foto), monstro que afligia a região. A caminho do sacrifício, encontrou o jovem Euríbato, que, tomado de amor por ele, se ofereceu para morrer em seu lugar. Em vez disso, conseguiu matar o monstro, quebrando a sua cabeça. No lugar de Lâmia, brotou uma fonte que tomou o nome de Síbaris, o outro nome do monstro.

Referências


Delfos — Cidade da Fócida, situada ao pé do Monte Parnaso. Celebrizou-se pelo templo de Apolo, em que a Pítia expressava oráculos. A cada quatro anos era sede de jogos píticos, celebrados em honra de Apolo, deus do Sol.


 

 

 


© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados