Imprimir
Categoria: Mitologia Grega
Acessos: 7372

afrodite15bAgapenor

Era filho de Anceu e Io. Comandou um contingente grego na Guerra de Troia. Ao retornar à pátria, depois de dez anos e da vitória, naufragou na Ilha de Chipre, onde fundou a cidade de Pafos. Construiu, aí, um tempo dedicado à deusa do amor Afrodite.

chipre-mapa mit1Referência
Modernamente, a cidade de Pafos, na Ilha de Chipre, tem pouco mais de cinquenta mil habitantes. É um dos mais célebres centros de peregrinação do mundo grego, pois a tradição diz que foi ali que nasceu a deusa Afrodite. Foi a capital da ilha até no tempo em que passou a ser uma colônia do império romano.

Além desta vertente mitológica grega, segundo a qual foi fundada por Agapenor, defendida pelo historiador Pausânias, há aquela tradição que diz que a fundação pertence a Ciniras, versão defendida pelo historiador Pseudo-Apolodoro. O fato é que a cidade é uma das mais belas da Europa, principalmente pelos Jardins de Afrodite, onde está o famoso santuário. Seu patrimônio foi tombado pela Unesco. Há também monumentos relativos ao deus do vinho Dioniso, ao herói Teseu e a Aion, uma divindade menor, filho do deus Chronos.