hostgator coupon black friday
21 de Julho — Charlotte, a filha da Jane

21 de Julho — Charlotte, a filha da Jane

O destaque desta data (21/07) vai para a atriz franco-britânica CHARLOTTE GAINSBOURG, que está completando 47 anos. Filha da atriz-cantora Jane Birkin, começou a carreira em 1984, no filme “Letra e Música”. Em 2001 ganhou o César (o Oscar francês) de atriz coadjuvante pelo filme “Minha Mulher É Uma Atriz”. A crítica reconheceu o talento dela também em 2009 ao lhe dar o prêmio de interpretação feminina no Festival de Cannes, pelo filme “Anticristo”. No total, são 62 créditos. Em 2018 vai aparecer no drama de ficção científica “Acho Que Estamos Sozinhos Agora”, cuja estreia está prevista para o dia 21 de setembro. Clique no título para conhecer outras personalidades...
Amada levou o sobrinho para a morte

Amada levou o sobrinho para a morte

Amada — Esposa do Latino, rei do Lácio, região onde seria, mais tarde, fundada a cidade de Roma. Pretendia casar a filha Lavínia com Turno, seu sobrinho, mas o marido, prevenido por oráculos, deu a filha ao Eneias. Hostil ao recém-chegado herói troiano, incitou o sobrinho a combatê-lo. Com isso, sem querer, levou o parente à morte. Quando soube do fato, suicidou-se. Clique no título para acessar o Dicionário de Mitologia.
Odhair Thristão: perfil

Odhair Thristão: perfil

ODHAIR THRISTÃO é jornalista e  bacharel em direito. Foi secretário municipal de Governo de Franca entre 2005 e 2008, chefe do controle interno da Prefeitura Municipal da mesma cidade entre 2005 e 2010 e secretário  adjunto de finanças entre 2009 e 2010.  Este site foi construído para discutir assuntos variados, em especial administração pública, cultura, esportes, personalidades, etc. Se o assunto não estiver na página frontal, procure-o com uma palavra-chave em “pesquisar”. Críticas, sugestões e correções são muito bem vindas. Clique no título para ver o perfil completo do autor.
21 de Julho — Charlotte, a filha da Jane
21 de Julho — Charlotte, a filha da Jane
Amada levou o sobrinho para a morte
Amada levou o sobrinho para a morte
Odhair Thristão: perfil
Odhair Thristão: perfil

acestes1Acestes

Filho do deus fluvial Crimiso e da troiana Egesta. Hospedou Eneias e o ajudou a construir, sobre o Monte Érix, um monumento fúnebre a Aquises. É citado diversas vezes pelo poeta Virgílio na “Eneida”, sobretudo nos cantos I, V e IX. A saga conta a história do herói, que, após a derrota para os romanos na cidade de Troia, saiu em direção à Península Itálica, encontrando diversos obstáculos pelo caminho. Ao invés de seguir o seu líder, Acestes tomou a decisão de permanecer na Sicília, cujos habitantes o aceitaram como rei.

segesta1Fundou, então, no Noroeste da ilha, a cidade de Segesta. Muito mais tarde, esta cidade tomou o nome de Catalafimi-Segesta. Atualmente, pertence à Província de Trapani. Tem pouco mais de sete mil habitantes. Estende-se por uma área de 154 quilômetros quadrados. A densidade populacional é de 48 habitantes por quilômetro quadrado. Faz fronteira com as cidades de Alcamo, Buseto Palizzolo, Castellammare del Golfo, Gibellina, Monreale (PA), Salemi, Santa Ninfa e Trapani e Vita.

Referências
CRIMISO
— Deus fluvial da Sicília. Metamorfoseado em urso (ou em cão, numa outra tradição), uniu-se à troiana Egesta. Dessa união, nasceu Alcestes.

EGESTA — Filha do troiano Hípotes. Poupada de um sacrifício, foi enviada à Sicília, onde se uniu ao deus fluvial Crimiso. Dessa uniõ, nasceu Alcestes.

ENEIAS — Herói troiano, nascido da união da deusa Afrodite (Vênus para os romanos) com o mortal Anquises. Aos cinco anos, foi levado para a montanha e confiado às Ninfas e ao centauro Quirão, que se encarregaram da sua educação.

MONTE ÉRIX — Montanha da região ocidental da Sicília, distante três quilômetros da costa marítima. Na modernidade, recebeu o nome de Monte São Juliano. Em seu cume, havia um templo dedicado a Afrodite.

ANQUISES — Herói troiano, filho do Cápis e da Têmis. Foi amado pela Afrodite, com quem teve o filho Eneias. Morreu na cidade de Drépano, na Sicília, sendo sepultado no Monte Érix, onde havia um templo dedicado à sua amada.

VIRGÍLIO — Poeta romano, um dos maiores da Antiguidade. Escreveu o poema épico “Eneida”a pedido do imperador Otávio Augusto. Na obra conta a trajetória do herói Eneias em direção à Península Itália, depois da derrota na Guerra de Troia.


Mais Recentes

UP TOGGLE DOWN

Notícias Especiais

recorte2mascote4
bandeira1escudo15a
mega sena
franca noticias1
info frontal1
gatas do mes

A Gata do Dia

21 Charlotte Gainsbourg

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados