hostgator coupon black friday
19 de Fevereiro — Marta, a rainha do futebol feminino

19 de Fevereiro — Marta, a rainha do futebol feminino

O destaque desta data (19/02) vai para a futebolista alagoana MARTA VIEIRA, que está completando 32 anos. É considerada a “Pelé” do futebol feminino. Ganhou cinco vezes o título de melhor jogadora do mundo: 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010. Começou a carreira em 1999 no CSA do Alagoas e despontou no Vasco da Gama em 2000-2002. Em 2004, foi jogar na Suécia, onde obteve fama mundial. Depois de uma temporada nos Estados Unidos, voltou para Suécia. Em 2017 voltou para os Estados Unidos para defender a equipe do Orlando Pride. Clique no título para conhecer outras personalidades aniversariantes do dia.
Aletes conquistou a cidade de Corinto

Aletes conquistou a cidade de Corinto

Filho do Hipotes e descendente do Héracles (Hércules para os romanos). Nasceu durante a migração dos Heráclidas, donde o nome “Aletes”, que significa “o errante”. Planejando conquistar a cidade de Corinto, consultou o oráculo de Dodona. Este lhe assegurou a vitória, desde que lhe entregasse um torrão da terra a ser conquistada e atacasse a cidade “num dia em que todos usassem coroas”. Ou seja, num dia de festa. Cumpriu regiamente as exigências do oráculo. Auxiliado pela filha do rei Creonte, alcançou o objetivo, reinando entre 1100 a 1067 antes do Cristo. Clique no título para saber mais e para acessar o Dicionário de Mitologia Grega.
Odhair Thristão: perfil

Odhair Thristão: perfil

ODHAIR THRISTÃO é jornalista e  bacharel em direito. Foi secretário municipal de Governo de Franca entre 2005 e 2008, chefe do controle interno da Prefeitura Municipal da mesma cidade entre 2005 e 2010 e secretário  adjunto de finanças entre 2009 e 2010.  Este site foi construído para discutir assuntos variados, em especial administração pública, cultura, esportes, personalidades, etc. Se o assunto não estiver na página frontal, procure-o com uma palavra-chave em “pesquisar”. Críticas, sugestões e correções são muito bem vindas. Clique no título para ver o perfil completo do autor.
19 de Fevereiro — Marta, a rainha do futebol feminino
19 de Fevereiro — Marta, a rainha do futebol feminino
Aletes conquistou a cidade de Corinto
Aletes conquistou a cidade de Corinto
Odhair Thristão: perfil
Odhair Thristão: perfil

acestes1Acestes

Filho do deus fluvial Crimiso e da troiana Egesta. Hospedou Eneias e o ajudou a construir, sobre o Monte Érix, um monumento fúnebre a Aquises. É citado diversas vezes pelo poeta Virgílio na “Eneida”, sobretudo nos cantos I, V e IX. A saga conta a história do herói, que, após a derrota para os romanos na cidade de Troia, saiu em direção à Península Itálica, encontrando diversos obstáculos pelo caminho. Ao invés de seguir o seu líder, Acestes tomou a decisão de permanecer na Sicília, cujos habitantes o aceitaram como rei.

segesta1Fundou, então, no Noroeste da ilha, a cidade de Segesta. Muito mais tarde, esta cidade tomou o nome de Catalafimi-Segesta. Atualmente, pertence à Província de Trapani. Tem pouco mais de sete mil habitantes. Estende-se por uma área de 154 quilômetros quadrados. A densidade populacional é de 48 habitantes por quilômetro quadrado. Faz fronteira com as cidades de Alcamo, Buseto Palizzolo, Castellammare del Golfo, Gibellina, Monreale (PA), Salemi, Santa Ninfa e Trapani e Vita.

Referências
CRIMISO
— Deus fluvial da Sicília. Metamorfoseado em urso (ou em cão, numa outra tradição), uniu-se à troiana Egesta. Dessa união, nasceu Alcestes.

EGESTA — Filha do troiano Hípotes. Poupada de um sacrifício, foi enviada à Sicília, onde se uniu ao deus fluvial Crimiso. Dessa uniõ, nasceu Alcestes.

ENEIAS — Herói troiano, nascido da união da deusa Afrodite (Vênus para os romanos) com o mortal Anquises. Aos cinco anos, foi levado para a montanha e confiado às Ninfas e ao centauro Quirão, que se encarregaram da sua educação.

MONTE ÉRIX — Montanha da região ocidental da Sicília, distante três quilômetros da costa marítima. Na modernidade, recebeu o nome de Monte São Juliano. Em seu cume, havia um templo dedicado a Afrodite.

ANQUISES — Herói troiano, filho do Cápis e da Têmis. Foi amado pela Afrodite, com quem teve o filho Eneias. Morreu na cidade de Drépano, na Sicília, sendo sepultado no Monte Érix, onde havia um templo dedicado à sua amada.

VIRGÍLIO — Poeta romano, um dos maiores da Antiguidade. Escreveu o poema épico “Eneida”a pedido do imperador Otávio Augusto. Na obra conta a trajetória do herói Eneias em direção à Península Itália, depois da derrota na Guerra de Troia.


Mais Recentes

UP TOGGLE DOWN

Notícias Especiais

rodada8a
minas x franca
mega sena
20180217 flamengo x bauru
acoes 2018 02 16
oitavas2
gatas do mes

A Gata do Dia

19 Marta Vieira

 


© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados