Imprimir
Categoria: Hipólita
Acessos: 167

01Hipólita
HIPÓLITA era filha do deus da guerra Ares com a Otrera. Foi uma das mais famosas rainhas das amazonas, mãe da princesa Diana, conhecida nos cinemas pelo epíteto de “mulher maravilha”. Recebeu do pai um cinto como insígnia real e símbolo de poder. Admeto, a filha do Euristeu, cobiçava esse cinto. Para contentá-la, o tirano ordenou ao Herácles (Hércules), na sequência de trabalhos que o herói vinha realizando, que fosse buscar o objeto do desejo da filha. Acompanhado de alguns voluntários, o Hércules partiu para o país das amazonas.

Após numerosas aventuras, atingiu Temicira, porto da terra das mulheres guerreiras. Ao contrário do que esperava, foi acolhido amigavelmente pela Hipólita. E mais: a rainha se prontificou a lhe ceder o cinto. Entretanto, a deusa Hera, madrasta do Hércules, disfarçada de amazona, espalhou o boato de que o herói pretendia raptar a Hipólita. Julgando-se vítima de traição, o Hércules matou a rainha e lhe arrebatou o cinto. Segundo outra versão menos corrente, as hostilidades começaram no desembarque. Apesar da resistência do Âmico, o irmão da Hipólita, o herói aprisionou a Melanipa, a irmã da rainha. Esta teria lhe entregado o cinto em troca da liberdade da Melanipa.

Referências

OTRERA foi rainha das amazonas e esposa do Ares. Com o deus da guerra teve quatro filhas, as princesas amazonas Hipólita, Melanipa, Antíopa e Pentesileia. O autor romano Caio Júlio Higino atribui a construção do Templo da Ártemis na cidade de Éfeso, uma das sete maravilhas do mundo, à Otrera. O monumento passou a se chamar Templo da Diana com o advento do Império Romano.

EURISTEU era filho do Estênelo com a Nicipe. Do mesmo modo que o Herácles (Hércules) descendia do Perseu. Como o deus supremo Zeus tivesse declarado que o primeiro menino nascido entre os Perseidas seria rei, a deusa Hera convenceu a Ilítia, a deusa dos partos, a retardar o nascimento do Hércules e antecipar o do Eristeu. Assim, o filho do Estênelo tornou-se rei da cidade de Tirinto. Mais tarde, o Hércules ficou refém dos doze trabalhos a ele impostos pelo Euristeu.