Imprimir
Categoria: Mitos Gregos
Acessos: 2599

antíopa1Antíopa

ANTÍOPA, na tradição principal, era filha do deus fluvial Asopo. O deus supremo Zeus, fascinado com a beleza dela, seduziu-a, assumindo a aparência de um sátiro. Após essa breve aventura, a moça, temendo a fúria paterna, fugiu de casa e se abrigou junto ao Epopeu, rei da cidade de Sícion. Desesperado, o pai suicidou-se. Antes de morrer, contudo pediu ao irmão Lico que o vingasse. Lico partiu para Sícion, matou o rei e aprisionou a sobrinha.

A caminho de Tebas, Antíopa deu à luz ao Anfião e ao Zeto, filhos que concebera do Zeus. Por ordem do tio, abandonou as crianças no Monte Citerão, onde pastores as recolheram. Vivendo sob a vigilância do Lico e da tia Dirce, sofreu toda sorte de torturas. Quando os filhos, já adultos, tomaram conhecimento da sua origem e dos tratamentos infligidos à mãe, partiram para Tebas e mataram os tios. Irritado com a morte da Dirce, sua fervorosa devota, o deus do vinho Dioniso puniu Antíopa com a loucura e fê-la vagar por toda a Grécia. Nessa cruzada, ela encontrou Foco, que a curou e desposou.

Referências

ANFIÃO  Filho da Antíopa com o deus supremo Zeus. Junto com o irmão Zeto, matou o rei Lico, tomou e se apoderou da cidade de Tebas. Dotado de talento para a música, recebeu uma lira do deus do sol Apolo. Junto com o irmão, construiu a famosa Muralha de Tebas.

ASOPO  Deus do rio homônimo. Para alguns mitólogos, era filho do deus do mar Poseidon. Para outros, do deus supremo Zeus ou do titã Oceano. Esposou a Métope, com quem teve dois filhos e vinte filhas. Uma delas, Antíopa.

CITERÃO  Cadeia montanhosa situada na Grécia central, entre a Beócia, ao norte, e a Ática, ao sul. Estende-se por cerca de 16 quilômetros. A altitude máxima é de 1.409 metros. Esta montanha era consagrada ao deus Dioníso e foi palco de muitos eventos da Mitologia Grega.

EPOPEU  Filho do deus do mar Poseidon. Reinava sobre a cidade de Sícion. Com a morte do rei Bulo, da cidade de Corinto, reuniu sob o seu domínio as duas cidades. Acolheu Antíopa, após a sedução exercida pelo Zeus.

FOCO  Filho do Eaco e da Psâmate. Seu nome originou-se da foca, animal em que a mãe se transformara para escapar à perseguição do pai. Deixando a Egina, cidade do pai, atingiu a Grécia Central, onde conquistou uma região à qual deu o nome de Fócida.

SÍCION  Cidade grega, situada na região do Peloponeso. Vários personagens e mitos da Mitologia Grega estão associadas a ela. O nome é decorrente de uma homenagem ao guerreiro Sícion, que governou a região provavelmente entre 1350 a.C. e 1305 a.C.

TEBAS  Cidade grega, situada na região da Beócia, fundada pelo Cadmo. De modo geral, os reis tebanos tiveram trágico destino. Lico, tio da Antíopa, foi morto pelos filha dela, Anfião e Zeto.

ZEUS  Deus supremo na Mitologia Grega, exercia a liderança entre os deuses do Monte Olimpo.