Imprimir
Categoria: Mitos Gregos
Acessos: 1232

eaco1Éaco

ÉACO era filho do deus supremo Zeus e da ninfa Egina. Vivia em Enone, ilha despovoada que depois recebeu o nome da mãe. Desejando amigos e súditos, pediu ao pai que transformasse as formigas da ilha em homens. Desse modo, originou-se a raça dos mirmidões. Mais tarde, os gregos encarregaram-no de conseguir dos deuses o fim da seca que desolava os campos. Zeus novamente atendeu o pedido. Éaco esposou a Endeis, com  a qual teve o Telamão e o Peleu. Depois, uniu-se à Psâmate e gerou o Foco. Baniu da ilha os filhos da primeira união, como punição por terem matado por ciúmes o Foco. Após morrer, tornou-se um dos juízes do inferno, função que partilhava com o Minos e o Radamanto. Na Ilha de Egina ergueram-lhe um templo. Era considerado o mais piedoso dos gregos.

Referências

EGINA — Filha do deus fluvial Asopo e da Métope. Raptada pelo Zeus, foi levada para a Ilha Enone no Mar Egeu. Ali, teve o Éaco, fruto da união com o deus supremo. Para evitar que o Asopo se vingasse da Egina, o deus a transformou na ilha homônima.

ENDEIS — Filha do Quirão e da Cáriclo. Esposou o Éaco, do qual teve o Peleu e o Telamão. O marido a repudiou para se unir à Psâmate. Ela se vingou convencendo os filhos a matarem o Foco, o filho da rival.

PSÂMATE — Filha do Nereu. Fugindo do assédio amoroso do Éaco, tomou diferentes formas, entre as quais a de uma foca. Finalmente, uniu-se ao perseguidor e dele teve o Foco. Quando o filho foi morto pelos meio-irmãos Telamão e Peleu, ela enviou um monstruoso lobo para destruir os rebanhos dos dois. Mais tarde, abandonou o Éaco e se casou com o Proteu. Dessa união nasceram o Teoclímeno e a Editoteia.