Imprimir
Categoria: Mitos Gregos
Acessos: 1134

velo1Eetes

EETES era filho do deus Hélios e da oceânida Perse. Irmão da feiticeira Circe, da Pasífae e do Perses, esposou sequencialmente a Eurílite, a Neera, a Idiia ou Hécate, segundo diferentes tradições. Dos casamentos, nasceram a Medeia, o Absirto e a Calcíope. Recebeu do pai o trono da cidade de Corinto, mas preferiu reinar sobre a cidade de Ea na Região da Cólquida, no pé do Monte Cáucaso. Acolheu o Frixo, príncipe da cidade de Orcomeno, quando este foi ter à sua terra para lhe pedir a mão da Calcíope. Recebeu do jovem o velo de ouro do carneiro que o transportava.

Fixou o tosão num carvalho de um bosque consagrado ao deus da guerra Ares. Quando os Argonautas chegaram à cidade de Ea em busca desse talismã, o Eetes disse que o cederia se o Jasão realizasse determinadas provas. O herói, auxiliado pela Medeia, cumpriu a tarefa, mas o soberano se recusou a pagar o prometido e ainda tentou incendiar o navio ArgoJasão se apoderou do velo de ouro e, acompanhado da Medeia, fugiu. Eetes saiu no encalço dele, mas, parando para recolher os pedaços do filho Absirto, morto pela Medeia, distanciou-se dos fugitivos e desistiu da perseguição. Segundo outra tradição, o Eetes teria sido destronado pelo irmão Perses. A Medeia, mais tarde, através de um filho, teria lhe restituído o poder.

Referências

PERSE — Filha do titã Oceano e da deusa Tétis. Casou-se com o deus Hélios e com ele teve o Eetes, a Circe, a Pasífae e o Perses.

PERSES — Filho do deus Hélios. Reinou sobre a cidade de Táurida. Depois, usurpou o trono do irmão Eetes na Cólquida. Foi morto pelo Medo, filho da Medeia e neto do Eetes.

IDIIA — Oceânida que esposou o Eetes, rei da Cólquida. Com o rei teve a Medeia. Uma variante da lenda lhe atribui também a maternidade do Absirto.

ABSIRTO — Filho do Eetes, rei da Cólquida. Quando a irmã Medeia empreendeu fuga com o Jasão, acompanhou-a. Mas, vendo-se perseguida pelo pai, a moça o matou e jogou os pedaços pelo caminho para, assim, retardar o perseguidor.

CALCÍOPE — Filha do Eetes, rei da Cólquida, e irmã da Medeia e do Absirto. Casou-se com o Frixo e teve como ele os filhos ArgoMelasFrôntis e Citíssoro.