b-b-king2A Morte do B. B. King
15/05/2015 — O músico B.B. King morreu aos 89 anos em Las Vegas, informaram as agências internacionais. O artista esteve hospitalizado em abril para tratar de uma desidratação causada por uma diabetes do tipo II. Em outubro de 2014, também teve de ser internado e cancelou, por recomendação médica, uma turnê que iria fazer nos Estados Unidos. Considerado o “Rei do Blues”, influenciou uma geração de músicos, como Eric Clapton, Mike Bloomfield e Stevie Ray Vaughan. Segundo uma lista da revista Rolling Stone, ele era o terceiro maior guitarrista do mundo. Ficou atrás apenas de Jimi Hendrix e Duane Allman.

b-b-king3B. B. King
Riley Ben King
nasceu no dia 16 de setembro de 1925, na cidade de Itta Bena, Mississipi, Estados Unidos. Morreu no dia 15 de maio de 2015, na cidade de Las Vegas, Nevada. Sua infância foi parecida com a de milhares de meninos negros que trabalhavam nas plantações de algodão do sul segregacionista dos Estados Unidos. O jovem órfão teve a sorte de contar durante a adolescência com o apoio protetor de Bukka White, seu primo. Esse guitarrista, muito renomado na região, deu as primeiras aulas do instrumento ao futuro gênio e o levou a descobrir a grande cidade da música, Memphis, para onde se mudou em 1947.

b-b-king4O futuro B.B. King passou a conviver com nomes como Sonny Boy Williamson. Tocava regularmente na Beale Street, conhecida como a Broadway da música negra nos Estados Unidos, onde mais tarde abriria um clube com seu nome. A carreira ganhou fôlego em 1949 ao ser contratado como DJ por uma rádio. Ganhou, aí, o apelido que o eternizou: Blues Boy (B.B.). Com apoio de Ike Turner, estreou com “Three O’Clock Blues”, seu primeiro hit, em 1951, e decidiu seguir carreira profissional. Em 2006, foi condecorado com a “medalha presidencial da liberdade”, a principal distinção civil do seu país. Ele sempre fez questão de passar uma imagem positiva do músico de blues, sem problemas com drogas e sem a violência, que marcaram muitos contemporâneos seus. Esteve várias vezes no Brasil. A última foi em 2012.


 

 


As mais tocadas

 2024
JANEIRO & FEVEREIRO

Daqui Pra Frente
MANU BAHTIDÃO
171.053 execuções
 
Me Levra Pra Casa
LAUANA PRADO
139.596 execuções

Dois Fugitivos
SIMONE MENDES
119.011 execuções
 
Solteiro Forçado
ANA CASTELA
112.455 execuções
 
Narcisista
MAIARA & MARAÍSA
110.753 execuções


© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados