06/12/2024 — Em novembro, ocorreram duas novidades no ranking das músicas mais tocadas nas emissoras de rádio do Brasil. A música recém-lançada “Vai Lá” da dupla mato-grossense Maiara & Maraísa posicionou-se no segundo lugar entre as cinco primeiras com 60.891 execuções. Cada execução nas rádios garante um valor de direito autoral tanto para os autores quanto para os intérpretes. No ranking, um estranho no ninho dos sertanejos. O samba-pagode “Coração Partido” do Grupo Menos É Mais figurou no quinto lugar com 44.760 execuções. O primeiro lugar continuou com o mineiro Gustavo Lima com 69.927 execuções da música “A Noite”. No ranking anual, a liderança é da goiana Lauana Prado com 620.066 execuções da música “Escrito Nas Estrelas”.
Ecad
& Rock in Rio
28/11/2024 — O Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais anunciou a distribuição de mais de R$ 13 milhões em direitos autorais para cerca de 3,3 mil autores pelas músicas tocadas no Rock in Rio 2024, tradicional evento anual realizado no Rio de Janeiro. Foram gravadas 202 apresentações com um total de 3.051 músicas. De acordo com os números, 52% dessas músicas são do repertório nacional, 36% do repertório internacional e 12% ainda pendentes de identificação. Ao todo foram 311 horas de gravações no festival, incluindo o evento-teste. Segundo o ECAD, a música “Tá Ok” do Dennis Dj foi a canção que mais vezes tocou no festival. No segundo lugar ficou a “Vai No Cavalinho” dos compositores Mr. Sammy e Big Big, seguida da “Mas Que Nada” do Jorge Bem Jor.
14/10/2024 — O cantor Raimundo Fagner completou setenta e um anos. Para comemorar a data, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais pesquisou as músicas de autoria dele que estão no bando de dados da instituição. O artista maranhense tem 180 obras musicais (composições) e 792 gravações registradas. Segundo o ECAD, a música “Mucuripe” foi nos últimos cinco anos a que mais rendeu direitos autorais ao compositor/cantor. No segundo lugar aparece a música “Jardim dos Animais”, seguida da “Retrovisor” em terceiro. A maior parte dos rendimentos autorais do Fagner saem dos segmentos de shows, emissoras de rádio e streaming. A “Mucuripe”, uma parceria com o Belchior Fernandes, foi lançada em 1973.