abbey road1Rua Abbey

06/10/2019 — O álbum “Abbey Road”, dos Beatles, voltou para o topo das paradas britânicas cinquenta anos o primeiro lançamento. A primeira permanência do disco no primeiro lugar das paradas, por dezessete semanas seguidas, terminou em 31 de janeiro de 1970. Agora, o álbum volta ao primeiro lugar, um feito certificado como recorde mundial pelo Guinnes Book. O quinquagésimo aniversário do “Abbey Road” foi marcado setembro de 2019 pelo lançamento de uma edição especial de luxo. Apresentando músicas como “Something” e “Come Together”, o trabalho foi o penúltimo lançado pelos Beatles antes da amarga separação. No total, o grupo lançou treze álbuns de estúdio entre 1963 e 1970. O “Abbey Road” faz referência a uma famosa rua de Londres.

sgt pepper1Franjinhas
06/07/2017 — Os Beatles voltaram à parada de discos Billboard 200 graças à edição dos 50 anos de aniversário do clássico “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band”, de acordo com dados da consultoria Nielsen SoundScan. A versão remasterizada do disco, lançado originalmente em 1967, vendeu mais de 75 mil unidades no período de uma semana e ficou com o terceiro lugar na referida parada, o mais alto que o quarteto de rock britânico alcançou em cerca de 16 anos.

Há dados curiosos a respeito do “Sgt. Pepper´s”. A capa foi do disco foi feita com o uso de bonecos de personalidades históricas. O boneco do Adolf Hitler, por exemplo, foi feito, mas, em cima da hora, todos optaram por deixá-lo de fora. O boneco do Jesus Cristo também estava previsto na figuração, mas foi barrado por causa da declaração negativa do John Lennon, segundo a qual os Beatles eram mais famosos que o homem de Nazaré. Já o boneco do Mahatma Gandhi foi deixado de lado porque a gravadora EMI receava um boicote no rico mercado da Índia. O álbum é um dos mais vendidos da história da música. Sem computar as vendas de 2017, com a nova edição, o número chega a mais de trinta milhões de cópias. Com treze faixas, é considerado o mais influente disco em toda a história do rock.

beatles-bio1Quatro Gartotos
22/06/2015 — A Editora BestSeller está encaminhando para as livrarias o livro “The Beatles”, que conta a história dos quatro garotos do rock desde os tempos de meninos de calças curtas em Liverpool, interior da Inglaterra. O jornalista escocês Hunter Davies passou dois anos entrevistando os componentes vivos da banda e os seus amigos para lançar sobre eles um retrato “sem verniz”, na opinião da crítica especializada. John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr são vistos desde a infância de classe média baixa, incluindo o histórico de violência da família do primeiro deles. O autor narra o ciúme que Paul sentia de todos os que se aproximavam do John. A banda encerrou o seu ciclo em 1968 após o fiasco do filme “Magical Mistery Tour”. O livro tem 602 páginas.

Beatles
Banda de rock britânica, formada em Liverpool em 1960. É o grupo musical mais bem-sucedido e aclamado da história da música popular. A partir de 1962, o grupo era formado por John Lennon (guitarra rítmica e vocal), Paul McCartney (baixo e vocal), George Harrison (guitarra solo e vocal) e Ringo Starr (bateria e vocal). Enraizada do skiffle e do rock and roll da década de 1950, a banda veio mais tarde a assumir diversos gêneros que vão do folk rock ao rock psicodélico, muitas vezes incorporando elementos da música clássica e outros, em formas inovadoras e criativas. Sua crescente popularidade, que a imprensa britânica chamava de “beatlemania”, fez com que eles crescessem em sofisticação. Foram percebidos como a encarnação de ideais progressistas e sua influência se estendeu até as revoluções sociais e culturais da década de 1960

beatles3Com a formação inicial de Lennon, McCartney, Harrison, Stuart Sutcliffe (baixo) e Pete Best (bateria), construíram sua reputação nos pubs de Liverpool e Hamburgo durante um período de três anos a partir de 1960. Sutcliffe deixou o grupo em 1961 e Best foi substituído por Starr no ano seguinte. Abastecida de equipamentos profissionais moldados por Brian Epstein e com seu potencial reforçado pela criatividade do produtor George Martin, alcançaram sucesso imediato no Reino Unido com seu primeiro single Love Me Do. Ganhando popularidade internacional a partir do ano seguinte, excursionaram intensivamente até 1966, quando se retiraram para trabalhar em estúdio, até a dissolução definitiva em 1970. Cada músico então seguiu uma carreira independente.

beatles4Durante os anos de estúdio, produziram o que a crítica considera um dos seus melhores materiais, incluindo o álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (1967), amplamente visto como uma obra-prima. Tiveram mais álbuns em primeiro lugar nas paradas britânicas do que qualquer outro grupo musical. De acordo com as auditorias especializadas, venderam mais álbuns nos Estados Unidos do que qualquer outro artista. Em 2008, a Billboard divulgou uma lista dos top-selling de todos os tempos dos artistas Hot 100 para celebrar o cinquentenário das paradas americanas de singles. A banda permaneceu em primeiro lugar. Foram laureados com oito Grammys Award. Venderam mais de um bilhão de discos e foram coletivamente incluídos na compilação da revista Time entre as 100 pessoas mais influentes do século XX.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados