Imprimir
Categoria: Compositores Clássicos
Acessos: 3762

daniel-auber1Daniel Auber

DANIEL FRANÇOIS ESPRIT AUBER nasceu no dia 29 de janeiro de 1782, na localidade de Caen, França. Morreu no dia 13 de maio de 1871, na cidade de Paris.

Nasceu numa família de artistas. Seu avô era um pintor do rei Luís XVI e seu pai, um pintor e amante da música. Após a Revolução de 1789, a família mudou-se para Paris, onde o pai abriu uma loja de impressões. Foi durante este período que ele, graças às conexões paternas, desenvolveu o gosto pela música. Seu primeiro professor foi Blaise Martin, famoso por ter dado o seu nome a um intervalo. Discípulo de Luigi Cherubini, começou compondo pequenas peças vocais e música instrumental. A partir de 1805, teve sua atenção voltada para a ópera, começando com O Erro do Momento, que não seria encenada.

Mas em 1813 obteve grande sucesso com A Estada Militar. Iniciou com essa obra um ciclo triunfal de outras quarenta. Esse conjunto de peças o tornaria um dos maiores autores franceses do seu tempo. Em 1828, compôs A Muda de Portici, também conhecida por Masaniello. Nela, pela primeira vez em ópera, um dos papéis principais era confiado a uma bailarina. De sua vasta obra restaram, nos tempos modernos, as ouvertures (música instrumental que precede a ópera) e algumas árias (composições escritas para solistas), com destaque para Entre Demônios (1830), Manon Lescaut (1856), O Cavalo de Bronze (1857) e Sonho de Amor (1869). Indicado em 1842 para suceder Cherubini na direção do Conservatório de Paris, manteve-se no cargo até a sua morte.