Imprimir
Categoria: Compositores Clássicos
Acessos: 2540

john-blow1Blow

JOHN BLOW Nasceu no dia 23 de fevereiro de 1649, na cidade de Collingham, Condado de Nothingham, Inglaterra, Reino Unido. Morreu no dia 01 de outubro de 1708, na cidade de Londres. Compositor clássico e organista, iniciou os estudos de música ainda menino, ingressando na Capela Real Inglesa.

Aos 14 anos, compôs três hinos, os quais foram adotados nas cerimônicas religiosas da capela. Em 1669, foi nomeado organista da Abadia de Westminster, a mais importante da capital inglesa. Três anos depois, tornou-se diretor musical da Capela Real, caindo nas graças do rei James II. Foi professor daquele que se tornaria o maior compositor inglês do período, Henry Purcell.

Este o substituiu como organista da Capela de Westminster. De acordo com os arquivos, compôs mais de cem hinos, inclusive latinos, dezenas de peças musicais para o cravo e diversas odes cerimoniais. Sua única obra teatral foi a pantomina “Venus e Adônis”, que fez grande sucesso na época. É considerada primeira ópera inglesa. A sua obra o coloca como o principal músico inglês da segunda metade do Século XVII e do início do Século XVIII.