fotoRoss vs.
Malária
RONALD ROSS nasceu no dia treze de maio de 1857 na cidade de Almora na Índia, então protetorado britânico. Morreu no dia dezesseis de setembro de 1932 na cidade de Londres na Inglaterra. Filho de um general do exército inglês, formou-se em medicina em Londres na Escola de São Bartolomeu. Depois de formado, entrou para o serviço médico britânico na Índia. Em 1892, iniciou os estudos sobre a malária. Dois anos depois começou a pesquisar as hipóteses do Charles Louis Alphonse Laveran e do Patrick Manson de que os mosquitos são responsáveis pela propagação da doença.

Descobriu na África Ocidental as espécies de mosquitos transmissores da malária. Por essas descobertas, foi agraciado com o Prêmio Nobel de Medicina em 1902. No relatório de justificativa para o prêmio, o Instituto Karolinska da Suécia escreveu: “O prêmio de 1902 vai para o médico Ronald Ross por seu trabalho sobre a malária, por meio do qual mostrou como a doença entra no organismo. Assim, lançou as bases para pesquisas bem-sucedidas sobre esta doença e métodos de combatê-la”. Na continuidade desse trabalho, o médico britânico também pesquisou as formas de prevenção da doença na região do Canal de Suez no Egito, na Grécia, na Ilha de Chipre e nas áreas atingidas pela Primeira Guerra Mundial (1914 a 1918). Ele deixou diversas obras escritas sobre o assunto.

malariaReferência
MALÁRIA — Doença infecciosa transmitida por mosquitos e causada por protozoários parasitários do género Plasmodium. Os sintomas mais comuns são febre, fadiga, vómitos e dores de cabeça. A doença é geralmente transmitida pela picada de uma fêmea infectada do mosquito Anopheles. A picada introduz no sistema circulatório do hospedeiro os parasitas presentes na sua saliva. Os parasitas depositam-se no fígado, onde se desenvolvem e reproduzem. De acordo com relatórios médicos, a malária já matou mais de 263 milhões de pessoas no mundo. Com foco na região amazônica, o Brasil pretende erradicar de vez a doença até 2035.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados