Imprimir
Categoria: Imperadores Romanos
Acessos: 2863

galba1Galba

SÉRVIO SULPÍCIO GALBA nasceu no dia 24 de dezembro do ano 3 a.C., na localidade de Terracina, Lácio, Itália. Morreu no dia 15 de janeiro do ano de 69, na cidade de Roma. Assumiu o trono no dia 8 de junho de 68. Soldado muito capaz, foi comandante na Germânia, pró-cônsul na África em 45 e, no governo do imperador Nero, tornou-se governador de Tarascon, na França.

Sentindo-se ameaçado pelo imperador, que temia o seu prestígio junto às tropas, adiantou-se, liderando uma revolta. Graças ao apoio de Ninfídio Sabino, prefeito do pretório, foi reconhecido imperador pelo Senado. Iniciou, então, a marcha para Roma, o que provocou o suicídio de Nero em 6 de junho de 68. No cargo, tratou de recuperar as finanças, muito desgastadas pelo governo anterior. Logo depois, porém, enfrentou a hostilidade das legiões por ter se recusado a pagar as recompensas que teria prometido.

Após apenas sete meses de governo, perdeu também o apoio político. Os pretorianos se rebelaram e o degolaram no fórum. Segundo o historiador Caio Suetônio, ele tinha uma estatura mediana, a cabeça calva, olhos azuis, nariz aquilino e os pés e as mãos desfigurados pela gota. Por isso, sequer podia suportar calçados nem suster ou desenrolar um volume. Apesar de descender de uma família nobre e de grande fortuna, não era relacionado por adoção ou nascimento com os seis primeiros imperadores. Todavia, quando observaram a sua precocidade, tanto Augusto quanto Tibério prognosticaram que ele seria muito importante para o império.