Imprimir
Categoria: Imperadores Romanos
Acessos: 906

busto1Setímio Severo

LÚCIO SETÍMIO SEVERO nasceu no dia 11 de abril de 146, na cidade de Léptis Magna, no território da Líbia atual. Morreu no dia 04 de fevereiro, na cidade de Erobaco, território da Inglaterra atual. Foi o primeiro cidadão oriundo de província, sem ascendência romana, a conquistar o cargo de imperador. Assumiu a coroa imperial no dia 14 de abril de 193. Governou dezoito anos. De ascendência púnica e berbere, antes de se tornar imperador, já era um influente político, chegando ao cargo de governador da Província da Panônia, na fronteira leste da Itália. Nesta condição, liderou o levante que culminou com a deposição do imperador Didio Juliano.

Mas não foi fácil manter o poder. No Oriente, o governador da Síria, Pescênio Níger, recusou-se a aceitá-lo como imperador. Na Britânia, o governador Clódio Albino também se rebelou. No primeiro caso, o imperador esmagou o exército adversário na primavera de 194. No segundo, conseguiu ajeitar as coisas politicamente, oferecendo o cargo de cônsul ao adversário. Mas a paz não durou nem um ano. Em meados de 195, Albino, à frente de quarenta mil soldados, tentou marchar sobre Roma. As coisas só foram resolvidas na Batalha de Ludguno, travada no dia 19 de fevereiro de 197. Após a vitória, Severo consolidou o poder, tomou o nome de Pertinax e se proclamou filho do imperador Marco Aurélio. Criou uma genealogia favorável que remontava aos tempos do imperador Marco Nerva.

O reinado do Setímio Severo teve caráter eminentemente militar. Entre 197 e 199, travou uma série de batalhas contra o Império Parta (Irã). As vitórias garantiram o restabelecimento da Província da Mesopotâmia. Aumentou os salários e deu nova configuração ao estatuto dos militares. Permitiu, entre outras coisas, que os soldados e oficiais pudessem oficializar as suas vidas conjugais. Além disso, fundou colégios militares e criou três novas legiões suplementares, aumentando o efetivo do império em dez por cento. Ainda estabeleceu novas honras militares, autorizando os oficiais a portarem um anel de ouro, privilégio até então reservado aos cavaleiros. Na parte administrativa, estabeleceu oficialmente na África a Província da Numídia (Argélia). O Egito foi reorganizado como província autônoma, com direito às suas próprias instituições. Em Roma, foram restaurados diversos edifícios públicos.