Imprimir
Categoria: Rainhas
Acessos: 4180

maria-luisa franca1Maria Luíza

Maria Luíza Leopoldina Francisca Teresa Josefa Lucia nasceu no dia 12 de dezembro de 1791, na cidade de Viena, Áustria. Morreu no dia 12 de dezembro de 1847, na cidade de Parma, Itália.

Filha de Francisco I, imperador da Áustria. Vencedor na Batalha de Wagram, Napoleão Bonaparte exigiu sua mão em casamento como condição para assinar a paz. Casaram-se em Paris em 1910. No ano seguinte, deu à luz um filho, que recebeu o nome o título de “rei de Roma”. Durante a campanha da França contra a Áustria, Prússia e Rússia, em 1813, foi nomeada regente do império francês. Com a queda de Napoleão em 1814, voltou para o seu país. Não retornou à França nem no período em que o marido fugiu da Ilha de Elba e reassumiu o controle do país.

Na Áustria, tornou-se amante do conde Von Neipperg, com o qual teve dois filhos e com quem se casou após a morte de Napoleão, em 1821. Em 1814, foi designada pelo Congresso de Viena, com o título de Majestade Imperial, para governar os ducados italianos de Parma, Piacenza e Guastalla. Instituiu nessas cidades um regime liberal, conservando grande parte do código napoleônico, o qual garantia o individualismo, igualdade perante a lei, defesa do direito de propriedade, etc. em 1934, com a morte do segundo marido, casou-se com o conde de Bombelles.