Imprimir
Categoria: Reis Britânicos
Acessos: 6199

henrique-vi in1Henrique VI

Nasceu no dia 6 de dezembro de 1421, na localidade de Windsor, Inglaterra. Morreu no dia 22 de maio de 1471, na cidade de Londres.

Filho de Henrique V e Catarina de Valois, tinha menos de um ano quando se tornou rei. Herdou, ao mesmo tempo, o direito de governar a França, da qual, contudo, Carlos VII retinha o sudoeste e a zona central. Seu governo, inicialmente, foi exercido por regentes: seus tios — o duque de Gloucester, pela Inglaterra, e o duque de Bedford, pela França. Apesar dos insucessos ingleses em Orleans (1428-1429), os êxitos de Bedford contra Carlos VII pareceram inicialmente confirmar os objetivos ingleses no solo francês. Assim, foi sagrado rei daquele país na Catedral de Notre Dame de Paris em 1431.

Mas a morte de Bedford, as imprudências de Gloucester e a reconciliação entre Filipe de Borgonha e Carlos VII levaram a uma mudança brusca da situação. Enquanto isso, a Inglaterra enfrentava inúmeras revoltas internas. Em 1445, casou-se com Margarida de Anjou, que acabou exercendo completamente o poder, após as primeiras manifestações da doença mental do rei. Ela se livrou de Gloucester, mas teve de enfrentar o partido de yorquista, que se reorganizava em torno do duque York e do conde de Warwick. O conflito entre os partidários dos Yorks e os do rei (ou de Lancaster) levou, em 1455, ao desencadeamento da guerra civil, conhecida historicamente como Guerra das Duas Rosas (branca era emblema dos yorquistas e a vermelha, dos lancasters).

margarida-de-anjou in1Vencido por Richard York em Saint Albans em 1455, o rei caiu nas mãos do seu adversário, sendo obrigado a designá-lo seu herdeiro. A rainha Margarida, porém, conseguiu a vitória de Wakefield em 1460, na qual morreu o adversário. O filho deste, Eduardo, colocou-se à frente do partido de York e venceu as tropas do rei na Batalha de Towton, em 1461. Ato contínuo, se fez coroar com o nome de Eduardo IV. O rei refugiou-se na Holanda, mas foi preso pelos seus inimigos. Acabou morrendo assassinado na Torre de Londres em 1471. A sua vida foi o tema principal de uma peça em três partes de William Shakespeare. Durante seu reinado, fundou o Eton College e o King’s College da Universidade de Cambridge, que passariam para a história como sustentáculos do sistema educacional inglês.