Imprimir
Categoria: Reis Franceses
Acessos: 5427

luis-xviii-franca1Luís 18

LUÍS ESTANISLAU XAVIER DE BOURBON nasceu no dia 17 de novembro de 1755, na localidade de Versalhes, França. Morreu no dia 14 de setembro de 1824, na cidade de Paris.

Neto de Luís XV, recebeu primeiro o título de Conde da Provença. Foi chamado “monsieur” quando seu irmão subiu ao trono como Luís XVI em 1774. Casou-se em 1771 com Luísa Maria Josefina de Savoia, da qual não teve filhos. Foi herdeiro potencial do trono até 1781, quando nasceu o delfim (aspirante ao trono). Fugiu para a Bélgica durante a Revolução Francesa (1789-1799). Com a execução de Luís XVI, foi nomeado regente e tomou o título de rei em 1795, depois da morte do sobrinho. Apesar da fraca ajuda das potências, passou a trabalhar para a restauração da monarquia, montando uma rede de agentes na França.

Tentou contatos políticos importantes para voltar, mas não obteve sucesso. As vitórias do Exército da Revolução e, depois, as de Napoleão Bonaparte, assim como as pressões da diplomacia francesa, obrigaram-no a mudar de moradia várias vezes: durante vinte anos, morou na Itália, Inglaterra, Prússia e Rússia. Pôde se impor finalmente graças à iniciativa de Charles Tayllerand e ao apoio da Inglaterra. Chamado pelo Senado, voltou à França em 1814 e publicou a Declaração de Saint-Ouen, garantindo as liberdades essenciais e o regime representativo. Foi aclamado em Paris, mas a volta de Napoleão (nos cem dias de 1815) o obrigou novamente a fugir. Voltou ao poder com a segunda restauração (1815-1830). Apesar das pressões, manteve uma política moderada de reconciliação nacional.