Imprimir
Categoria: Mitos Bíblicos
Acessos: 384

Dicionário da
mitologia bíblica

20210330aAará
Terceiro filho do Benjamin e neto, portanto, do Jacó e da Raquel.

Aarão
Filho do Anrão, era irmão do Moisés e da Miriam.

Aarel
Filho do Harum e, portanto, neto do Judá. Também era irmão da Raquel. Na Bíblia, não são encontrados feitos  dele.

Aasbai
É um personagem bíblico. Foi um dos poderosos dos tempos do rei Davi. Aparece no capítulo 23, versículo 34 do Livro II do Samuel. Ele também chamado de Ben Hamma Akati , que a bíblia em latim traduz como filho de Macati. Mas parece mais provável que o texto se refira a Maacha, onde pode ter nascido ou, pelo menos, vivido.

Aava
AAVA era um rio localizado na antiga Babilônia na região do atual Iraque. Foi por ele que os exilados judeus se reuniram par voltar para a cidade de Jerusalém. Os judeus voltavam sob a liderança do Esdras, um sacerdote e escriba do judaísmo. A multidão ficou acampada à margem do rio por três dias até seguir viagem. É provável que o nome do rio se deve à existência de uma cidade chamada Aava. Entretanto, nenhuma cidade foi encontrada por arqueólogos que mais tarde vasculharam a região. Alguns estudiosos defendem a tese de que o rio seria na verdade um córrego chamado Palacopas. Outros afirmam que o Aava dos judeus seria o Rio Hit. Este atravessava uma aldeia babilônica.

Aazai
Filho do Mesilemote. Não tem muita importância no mito, a não ser por um parentesco remoto com o profeta Neemias. Em hebraico significa “clarividente”.

Abadom
Termo também conhecido como diviny ou diphinus. Tem o significado de “destruição” ou “destruidor”. Na Bíblia hebraica, o termo figura seis vezes. Todas elas na literatura de sabedoria do e nos Provérbios. No Novo Testamento, é aplicado apenas no Apocalipse. Aqui, um anjo chamado “Abadom” é descrito como o rei do abismo sem fim, de onde emerge um exército de gafanhotos. Ainda na Bíblia hebraica, a palavra é usada como referência a um abismo sem fim, geralmente próxima à região dos mortos.

Abagta
Era um oficial da corte ou eunuco do rei Assuero da Pérsia. Segundo a lenda, o rei ordenou a ele e a outros seis oficiais que lhe trouxessem a rainha Vasti para que ela expusesse toda a sua beleza num banquete para milhares de pessoas. A rainha se sentiu ofendida e não compareceu. Isso levou à destituição dela e à queda do Abagta e dos oficiais nas graças do rei. Linguistas dizem o nome significa “dado por Deus”.

Abdão
Era filho do Hillel. Tornou-se mais tarde o décimo primeiro juiz de Israel na ordem cronológica. Pertencia à Tribo do Efraim. Permaneceu no cargo durante oito anos. Depois foi sucedido pelo Sansão.

Abdeel
Terceiro filho do Ismael e, portanto, neto do Abraão e da Hagar. O nome na origem árabe significa “milagre de deus”. No hebraico, significa “aquele que anseia por deus”. Na descendência, era pai do Selemias, um dos três homens encarregados pelo rei Joaquim de prender o profeta Jeremias e o escrivão Baruque.

Abdenego
Foi um dos três hebreus lançados numa fornalha ardente por se recusarem a se ajoelhar diante de uma estátua do rei Nabucodonosor. Seu nome em hebraico era Azarias.

Abdi
Três pessoas são mencionadas na Bíblia com este nome. A primeira é o pai do Quisi da família dos levitas. Viveu no tempo do rei Davi e da construção do Templo do Rei Salomão em 587 a.C. A segunda é um levita da família dos meraritas que ajudou na purificação do templo, fato ocorrido no reinado do Ezequias por volta de 700 a.C. A terceira é descendente do Elão. Integra a longa lista de homens que esposaram mulheres estrangeiras no tempo do Esdras no Século 5 antes da Era Cristã.

Abdias
Também Obadias, termo significante de “servo de deus”. Foi dos profetas menores de que fala a Bíblia (clique AQUI).

Abdiel
Era um anjo de seis asas (serafim) que integrava a legião do Lúcifer. Quando estourou a guerra aberta entre o chefe e deus para o controle do céu, tentou convencer o satanás e os anjos dele a não darem início à rebelião. Não conseguindo, contestou publicamente a iniciativa do Lúcifer e se aliou às forças de deus para o combate que culminou com a expulsão dos anjos rebeldes. Noutra tradição, é visto como filho do Guni, pertencente à Tribo de Gade na região montanhosa do Rio Jordão.

Abe
Nome que se deu ao quinto mês lunar do calendário sagrado judaico. No calendário secular era o décimo primeiro mês. A origem do nome é incerta, mas ele aparece nos escritos judaicos pós-exílicos. Corresponde a uma parte do mês de julho e outra de agosto. Durante o exílio babilônico de setenta anos, por exemplo, era uma ocasião de jejuns e lamentações por causa da destruição do Templo de Jerusalém. Também teria sido durante o mês de Abe que o Esdras teria retornado à restaurada Jerusalém para instruir o povo sobre a Lei do Javé.

Abdom
Também chamado “Abdão”. Era filho do Hillel, pertencente à Tribo do Efraim. Exerceu entre 1165 e 1157 antes da Era Cristã o cargo de décimo primeiro juiz de Israel. Teria tido quarenta filhos e trinta netos. Noutra tradição, teria sido filho do Mica, mandado com outros pelo rei Josias para saber da profetiza Hulda detalhes a respeito do Livro da Lei.

Abel
ABEL nasceu no início dos tempos no Jardim do Éden. Foi o segundo filho do Adão e da Eva. Primeiro homem a morrer biblicamente, aparece pela primeira vez no Gênesis 4:2 como um pastor de ovelhas. Competiu com o irmão Caim as graças do pai. Enquanto o irmão ofereceu ao Adão alguns frutos da terra que cultivava, ele levou apenas uma ovelha do seu rebanho. O fato é que o Adão gostou mais do presente do Abel, o que deixou o irmão Caim muito enciumado. Alguns dias depois, o Caim matou o Abel, naquele que é considerado o primeiro fratricídio da história da humanidade.

Abel-Mizraim
Nome dado pelos cananeus à eira de Atade, onde o José, os irmãos e os egípcios choraram a morte do Jacó. Provavelmente, a passagem contém um jogo de palavras, como entre Abel (prado) e Ebel (lamentação). Pela narrativa do fato poder-se-ia entender algum lugar nos limites da terra de Canaã, primitivamente chamada Campina do Egito. Mas a afirmação de que era “além do Jordão” coloca o sítio muito mais ao nordeste, implicando uma grande volta para os pranteadores.

Abel-Sitim
Frequentemente chamado simplesmente de “Sitim”, era um lugar ao leste do Rio Jordão na planície de Moabe, quase oposto à cidade de Jericó. Era o quadragésimo segundo acampamento dos israelitas, o último local de descanso antes de atravessarem o citado rio.

Abi
Era filha do Zacarias, o profeta que recebeu visões de Deus, e foi uma das testemunhas utilizadas pelo Isaías. Ela também se tornou  esposa do rei Acaz e, portanto, mãe do rei Ezequias. O marido eram um idólatra, mas, apesar disso, ela continuou fiel a Deus. Contrariou a má influência do Acaz sobre o filho. Por isso, o Ezequias quando subiu ao trono fez o que era reto aos olhos do Senhor. Inspirado por Deus e pelos ensinamentos da mãe, o jovem rei promoveu a restauração da nação de Israel. O nome Abi significa no hebraico “Meu Pai é o Senhor”.

Abiel
Em hebraico, provavelmente significa “Deus é meu pai”. Duas pessoas são mencionadas na Bíblia com este nome. O primeiro é descendente do Benjamin, filho do Jacó com a Raquel. O segundo é um dos valentes guerreiros do rei Davi, também conhecido por Abi-Albom, o arbatita.

Abiezer
Em hebraico significa “pai de ajuda”. É o nome de três personagens bíblicos. O primeiro é um dos três filhos da Hamolequete, neto, portanto, do Manassés. O segundo foi um dos trinta generais do rei Davi. Comandava um exército de 24 mil soldados. O terceiro era um príncipe da Tribo do Dã, citado no livro “Exodo”.

Abigail
Na tradição mais corrente era a formosa mulher do Nabal, rico possuidor de cabras e carneiros no Monte Carmelo. Caído de amores pela moça, o rei Davi teria matado o marido dela. Depois disso, o rei se casou com a moça. Com ela teve um filho a quem deu o nome de Quileabe. Noutra corrente, a Abigail era uma irmã do rei Davi. Esta se casou com o Jeter e com tele teve o Amasa, que mais tarde seria um capitão do exército do Absalão.

Abila
Era uma cidade a leste Rio Jordão na faixa montanhosa de Moabe, atual território da Jordânia. Depois, tomou o nome de Pereia. Os habitantes eram na maioria puramente judeus. Contava também com uma minoria de gregos. Em hebraico significa “campo das acácias”. Além da Bíblia, é citada pelo historiador romano Flávio Josefo. Segundo ele, Abila estava a sessenta estádios do Rio Jordão. Descreveu a cidade como aquela em que o Moisés teria entregado as exortações do Deuteremônio, o quinto livro da Torá, a primeira bíblia hebraica.

Abilene
Era uma planície situada na encosta leste da cordilheira do antilíbano. Era assim chamada por causa da principal cidade do território, a Abila, que ficava entre Heliópolis (atual Balbeque no Líbano) e Damasco (Síria), a 61 quilômetros da primeira e 29 quilômetros da segunda. Lisânias era o governador ou tetrarca da província quando o João Batista começou seu ministério, segundo o livro de São Lucas. No começo dos tempos, a planície teria abrigado também um local chamado Nevy Havil, o túmulo do Abel depois de morto pelo irmão Caim.

Abimael
É um personagem bíblico das escrituras hebraico-aramaicas. Era filho do Joctã, um descendente do Sem, filho do Noé. Junto com os doze irmãos, teria sido um dos fundadores das primeiras tribos árabes. Em hebraico, Abimael significa “Deus é meu pai”.

Abimeleque
Foi um rei da cidade de Siquém. Para assumir o poder, mandou matar todos os setenta irmãos. O mais novo, porém, conseguiu escapar (Clique AQUI).

Abinadabe
Nome dado a diversos personagens da Bíblia. Na primeira tradição era filho do Jessé e, portanto, irmão do Davi. Foi um dos três que seguiram o rei Saul contra os filisteus. Na segunda tradição, era filho do rei Saul, morto na Batalha de Gilboa contra os filisteus. Na terceira tradição, era um membro da Tribo do Levi, em cuja casa guardou-se a Arca da Aliança. A arca permaneceu na casa dele por vinte anos até que o rei Davi ordenou a remoção no ano de 1030 a.C. Na quarta tradição, era um dos doze oficiais nomeados pelo rei Salomão para cuidar da logística da corte. A principal ocupação dele era administrar a compra de alimentos para a casa do rei.

Abisai
ABISAI, também conhecido pelo nome de Abizaid, foi um personagem bíblico. Era filho da Zeruia, irmã do rei David e irmão do Joabe e do Asael (Clique AQUI).

Abiude
Também chamado de Abihud, era descendente do Zorobabel, um dos antepassados do Jesus Cristo. Também é considerado o “pai” dos judeus.

Abrahão
Filho do Terah, teria vivido entre os Séculos 21 e 23 antes da Era Cristã. Considerado o patriarca, foi o primeiro a deixar a cidade de Ur no atual Iraque para buscar a região de Canaã, a Terra Santa, no território do atual Estado de Israel. Clique AQUI.

Absalão
Era filho do rei Davi. Pretendente ao trono, enctrou em conflito com o paí e os irmãos. Clique AQUI.

Acan
Homem da Tribo de Judá. Na destruição da cidade de Jericó pelo Josué, tirou parte do despojo e escondeu. Por isso, ele e a família foram apedrejados e mortos. O lugar onde se realizou o castigo recebeu o nome de Acor.