Mundial

09/10/2023 — A ginasta brasileira Rebeca Andrade fturou uma medalha de ouro no Campeonato Mundial de Antuérpia na Bélgica. Conseguiu a proeza no salto sobre a mesa ao obter a pontuação média de 14.750. A norte-americana Simone Biles, que sofreu uma queda em um de seus saltos, o Biles 2, registrou 14.549. A sul-coreana Yeo Seojeong (14.416) ficou com o terceiro lugar. Esse desempenho da Rebeca é inédito na ginástica brasileira. Para chegar à medalha, ela executou um Salto Cheng muito preciso, o que lhe valeu a nota 15.000. Depois, mostrou um Salto Yurchenko com dupla pirueta, que lhe valeu mais 14.500 pontos. Trata-se da segunda medalha de ouro da brasileira em mundiais nesta prova. Ela levou o título na edição de Kitakyushu no Japão em 2021.

Rebeca

REBECA ANDRADE nasceu no dia oito de maio de 1999 na cidade de Guarulhos, Estado de São Paulo. Começou a treinar com apenas quatro anos na escolinha de ginástica mantida pela prefeitura da cidade natal. Com 13 anos em 2012 disputou o primeiro campeonato profissional. Tornou-se campeã do Troféu Brasil de Ginástica Artística. Superou algumas das ginastas mais famosas do país, como a Jade Barbosa e a Danielle Hypólito. Nas competições internacionais, a primeira medalha — uma de bronze — aconteceu em 2015 nas barras assimétricas da etapa da Copa do Mundo de Ginástica, realizada na cidade de Ljubljana na Eslovênia. As primeira medalhas de ouro vieram em 2017. Na etapa da Copa do Mundo de Varna (Bulgária), faturou o primeiro lugar nas disputas das barras assimétricas e do salto.

Tóquio

01/08/2021 — A Rebeca Andrade é a rainha da ginástica dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Três dias depois de entrar para a história como a primeira mulher medalhista da ginástica brasileira, com a prata na final do individual geral, a atleta de 22 anos foi além ao conquistar a medalha de ouro na prova do salto. A ginasta paulista voltou a esbanjar força, equilíbrio, graça e controle corporal. Com nota média de 15.083, ela superou a americana Mykala Skinner (14.916), a medalha de prata, e a sul-coreana Seojeong Yeo (14.733), a medalha de bronze. Rebeca Andrade se consolida como uma nova estrela do esporte nacional. Filha de uma empregada doméstica, cresceu em condições humildes na periferia de Guarulhos em São Paulo.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados