tilapia in1Produção de 170 Milhões de Quilos

07/03/2015 — A tilápia é o peixe mais produzido no Brasil. Dados do IBGE relativos a 2013 apontam que foram produzidas quase 170 mil toneladas da espécie no país. Por região, o sul brasileiro produziu mais de 63,5 mil toneladas. Em termos de estados, os que mais produziram foram o Paraná (com mais de 44,7 mil toneladas), Ceará (com mais de 30,6 mil toneladas) e São Paulo (com mais de 24,3 mil toneladas). O município que mais produz é Jaguaribara, do Ceará, com 14,6 mil toneladas. Em Rifaina, na região de Franca, a empresa M. Cassab construiu um criadouro e um frigorífico para a produção de 7,3 mil toneladas por ano. Por causa desses números, a Embrapa Pesca e Aquicultura está realizando um projeto para o mapeamento da cadeia produtiva da tilápia.

tilapia-frita1Tilápia, O Mais Apreciado do Brasil

TILÁPIA é o nome comum dado a várias espécies de peixes ciclídeos de água doce pertencentes à subfamília Pseudocrenilabrinae e em particular ao gênero Tilapia. São nativos da África, mas foram introduzidas em muitos lugares nas águas abertas da América do Sul e sul da América do Norte. São agora comuns no sul, no sudeste e no nordeste do Brasil. No sudeste, esta espécie é um dos principais peixes da pesca artesanal, principalmente no Rio Grande, Estado de Minas Gerais. Esse peixe também é fácil de manter em aquário, já que não precisa de grandes espaços. Ele se reproduz facilmente e cresce rapidamente. A maioria das espécies é reprodutora de superfície, mas algumas protegem a cria na boca.

São peixes criados para alimentação humana. A sua carne é bastante apreciada, pois é leve e saborosa. Em algumas regiões, o peixe é colocado nos arrozais, depois de plantado o arroz, onde cresce até ao tamanho pronto para consumo (12–15 cm), na mesma época em que o arroz está pronto para a colheita. A tilápia-do-nilofoi um dos primeiros peixes a serem criados em aquicultura pelos antigos egípcios (quatro mil anos). É um excelente controle biológico para alguns problemas de infestações de plantas aquáticas. Quanto à reprodução, prepara o ninho numa área limpa, em água rasa onde a quantidade do oxigênio é abundante. A fêmea deposita os ovos, que são fertilizados pelo macho, de uma dúzia até mais de dois mil. Altamente prolífera, pode gerar quatro desovas por ano, em águas com a temperatura ideal.

Além de ser um peixe delicioso, tem uma grande variedade de benefícios para saúde, incluindo a sua capacidade em ajudar a reduzir o peso, aumentar o metabolismo, acelerar a reparação e crescimento em todo o corpo, construir ossos fortes, reduzir o risco de várias doenças crônicas. Também equilibra os níveis de triglicérides, previne a artrite, protege contra o declínio cognitivo, previne vários tipos de câncer, reduz os sinais de envelhecimento, melhora a saúde do cabelo e fortalecer seu sistema imunológico. É altamente valorizada como fonte de frutos do mar, devido às suas muitas qualidades, que são atribuídas a sua riqueza de nutrientes, tais como vitaminas e minerais, incluindo quantidades significativas de proteínas, omega-3, os ácidos gordos, selênio, fósforo, potássio, vitamina B12, niacina, vitamina B6, e ácido pantotênico.



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados