Francisco Xavier

FRANCISCO DE JASSO AZPILICUETA ATONDO y AZNÁRES nasceu no dia sete de abril de 1506 na cidade de Xavier, atual Comunidade Autônoma de Navarra, Espanha. Morreu no dia três de dezembro de 1552 na cidade de Sanchoão na China. Nascido no seio de uma família nobre, com 19 anos matriculou-se na Universidade de Paris, onde, em 1529, encontrou o Inácio de Loyola.

Com ele e outros cinco discípulos, pronunciou em 1534 o “Juramento de Montmartre”. Desse movimento nasceria mais tarde a ordem da Companhia de Jesus, mais conhecida como Jesuíta. Ordenou-se padre na cidade de Veneza, Itália, em junho de 1537. Logo após, rumou para Portugal. A pedido do rei português João III, partiu como missionário para as Índias Orientais. Em maio de 1542, desembarcou na cidade de Goa na Índia. Fez dela o centro do seu apostolado.

Viajou sem cessar para levar o evangelho ao Ceilão, à Malásia e ao Japão. Retornando a Goa em 1552, partiu para uma missão na China. Entretanto, morreu numa ilha chinesa antes da permissão para desembarcar no território continental. Foi o pioneiro na evangelização dos povos do Extremo Oriente. Pelos serviços prestados à igreja, recebeu a beatificação no dia 25 de outubro de 1619. A canonização chegou no dia 12 de março de 1622 em decreto do papa Gregório XV. A festa litúrgica em homenagem ao São Francisco Xavier é realizada anualmente no dia três de dezembro.

01


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados