ricota1Ricota & Tofu

27/11/2016 — De perto, dá até para confundi-los. Mas, em termos de nutrição, as particularidades da ricota e do tofu são bastante claras. A primeira é fonte de proteína animal, enquanto o segundo é de origem vegetal, à base de soja. Ambos, porém, oferecem aminoácidos essenciais, que o corpo não é capaz de produzir. Segundo pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da USP, em dietas de emagrecimento a preferência é da ricota. A proteína animal auxilia na manutenção da massa magra com maior eficiência. Outro ponto forte desse queijo: ele concentra altas doses de cálcio. Assim, ajuda na saúde óssea, na prevenção do ganho de peso e no controle da pressão. O tofu, por sua vez, tem pouquíssimo sódio, mineral que, consumido em excesso, faz subir a pressão arterial (com a revista Saúde).

ricota-tofuRICOTA — O requeijão ou ricota é um derivado de queijo de massa mole, fresco e de baixo teor de gordura. Sua produção, ao contrário da maioria dos queijos, é feita não a partir de leite, mas a partir do soro de queijo, o que lhe confere a característica especial de um alto teor de soroproteínas (alfa-lactoalbumina, beta-lactoglobulina), que são em geral, mais nutritivas que as proteínas dos queijos normais (cuja principal proteína na composição é a caseína). Pela legislação brasileira e portuguesa é permitido adicionar parte de leite ao soro para aumentar o rendimento da fabricação. Em Portugal, o produto é feito tradicionalmente com soro do queijo extraído do leite de ovelha ou de cabra.

tofu1TOFU — É um alimento produzido a partir da soja. Tem uma textura firme parecida com a do queijo, sabor delicado, cor branca cremosa e apresenta-se sob a forma de um cubo branco. É originário da China, mas muito comum também na alimentação japonesa e coreana. O processo de fabricação a partir do leite de soja é muito similar ao do queijo fabricado a partir do leite, tendo também a mesma consistência. É, por isso, também conhecido por queijo de soja. Tem um sabor suave e é geralmente usado em receitas relativamente simples. Na culinária asiática, é usado em todo o tipo de receitas, tanto doces como salgadas. Pode ser comido cru, frito, cozido em sopas ou em molhos, cozido a vapor, recheado com diferentes ingredientes ou fermentado como pickles, etc.


 

 



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