cogumelos la-fastinaFungus-Champignon

06/12/2016 — Os cogumelos são ricos em proteína e pobres em gordura. Só isso já basta para indicar o seu consumo cotidiano. De acordo com estudiosos da Associação Brasileira de Nutrologia, o bom é consumir o produto in natura. A explicação está na alta concentração de sódio nos industrializados: em média 600 miligramas. Nessa linha industrial, a mais recente novidade é a chegada ao Brasil da marca “La Pastina”. Ela traz cogumelos prontos da Nova Funghi, uma empresa italiana. Entre as versões disponíveis nos supermercados, estão um mix dos cogumelos porcini, shiitaki e shimgi, além da variedade famigliola gialla. De acordo com as definições, o cogumelo é um fungo com cabeça em forma de chapéu sustentada por um pé, que cresce em lugares úmidos.

cogumelosCOGUMELO é o nome comum dado às frutificações de alguns fungos dos filos Basidiomycota e Ascomycota, pertencentes ao Reino Fungi. Possuem corpo frutífero composto por uma base. Estes organismos fazem reprodução sexuada pela junção de hifas. São seres vivos que contêm uma ampla variedade de formas, cores e tamanhos. A maioria, assim como as bactérias, obtém alimento decompondo a matéria orgânica do corpo de organismos mortos, atuando como saprófagos, conhecidos popularmente como decompositores. Todos os fungos, sem exceção, são heterótrofos por absorção. A nutrição ocorre por quebra de enzimas complexas do fungo, para ajudar na absorção de nutrientes necessários para sua atividade metabólica. Eles obtêm alimento de outros seres vivos, com os quais se associam.

Muitos cogumelos são comestíveis. Alguns, como o Agaricus sylvaticus, o Agaricus blazei e Pleurotus, entre outros, são largamente cultivados com aplicação de cuidados monitorados. Outros, no entanto, são extremamente tóxicos, como por exemplo a Amanita muscaria. Podem, inclusive, se ingeridos, levar à morte. Há ainda certos cogumelos com propriedades medicinais, a exemplo do Penicillium do qual se conheceu o antibiótico penicilina. Também existe a ciclosporina e a ergotamina. Além disso, outros possuem propriedades psicoativas tais como alguns enteógenos utilizados tradicionalmente por diversos povos ao redor do mundo. O mais famoso destes é o Psilocybe cubensis. No entanto, outras espécies de Psilocybe e mais raramente em outros gêneros, como a Campanella, têm as mesmas propriedades, devido à presença de psilocina e psilocibina. O psilocybe é muito utilizado em rituais no sul do México. Outra espécie utilizada em rituais, desta vez na Sibéria, é o Amanita muscaria.

01 boletus-satanas 02 amanita-ceasarea 03 amanita-muscaria 04 shiitake 05 agaricus-subrufescens

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados