ford-ecosport in104/01/2012 — Depois de vender no Brasil automóveis projetados por norte-americanos por mais de 90 anos, a Ford anunciou na que engenheiros brasileiros desenvolveram o primeiro modelo da empresa no país, mas o carro não será vendido nos Estados Unidos ou na Europa. A empresa planeja comercializar a nova versão do EcoSport em mais de 100 países, priorizando os emergentes.

A montadora apresentou o modelo em eventos simultâneos no Brasil e na Índia, após cerca de três anos e meio de trabalho de mais de 1.200 engenheiros e profissionais de design, trabalhadores fábrica de Camaçari (BA). Há digitais brasileiras no exterior, interior, transmissão e plataforma do automóvel. A companhia não divulgou quanto investiu para desenvolver o projeto, por questões de competição industrial, mas o diretor de Relações Governamentais da Ford para América do Sul, Rogelio Golfarb, informou que o modelo foi contemplado no plano de investimentos da empresa, que prevê R$ 2,8 bilhões somente para o Nordeste até 2015. O carro chegará às lojas com 80% de conteúdo brasileiro, segundo o executivo.

marcosoliveira in1Ele disse que o projeto de uma versão do EcoSport desenvolvido por engenheiros brasileiros começou antes mesmo da quebra do banco de investimento Lehman Brothers, que deu início à crise internacional em novembro de 2008. O automóvel será fabricado no Brasil, Índia e Tailândia. A expectativa é que deverá alavancar as vendas da Ford no segundo semestre do ano, informou ao jornal O Estado de S. Paulo o presidente da montadora no país, Marcos Oliveira (foto). “Muito se fala da invasão de concorrentes no mercado brasileiro, sobretudo os asiáticos, mas com este novo produto estamos invertendo o processo, que leva uma proposta vencedora para outros mercados globais”, disse o executivo.

Em comunicado, a Ford informou que já foram vendidas cerca de 700 mil unidades do Ecosport original na América Latina, a maioria no Brasil. As especificações técnicas do automóvel serão divulgadas em breve.  Diferentemente de outros modelos, o lançamento do veículo foi feito em Brasília, onde autoridades negociam os últimos detalhes de um novo modelo do setor automotivo para estimular projetos como o do EcoSport. Nos próximos meses, o governo deverá anunciar a redução de impostos para montadores que aumentarem o uso de autopeças nacionais e investirem, aqui, em pesquisa e inovação de seus produtos. O Brasil representa hoje o quinto maior mercado consumidor de automóveis no mundo. Em 2011, o governo elevou em 30 pontos porcentuais o IPI sobre carros fabricados no exterior para estimular os investimentos no país e reduzir as importações.

O lançamento oficial e início das vendas do novo EcoSport no mercado brasileiro só deverá ocorrer no fim do semestre.

 

 


© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados